Categorias: Notícias

Festival Assim Vivemos começa sua sétima edição no Rio de Janeiro

Publicado por

Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência chega a sua 7ª edição no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro no dia 5 trazendo 33 filmes de 20 países e quatro debates sobre os temas Autonomia, Imagem e Estigma, Ser Artista e Autismo. O  evento ocorrerá até dia 17 de agosto e terá outras exibições em São Paulo (23 de setembro a 5 de outubro) e Brasília (de 2 a 14 de março de 2016). Do Brasil participam sete produções. As outras vêm da Austrália, Espanha, Alemanha, México, França, Chile, Polônia, Itália, República Tcheca, Bielorrússia, Rússia, Reino Unido, Cazaquistão, Eslováquia, Bélgica, Irã, Suíça, Ucrânia e Israel. A entrada é franca.

Inéditos no país, os filmes foram produzidos entre 2012 e 2015 e têm como protagonistas, em sua maioria, pessoas com deficiência: com autismo, síndrome de Down, deficiência intelectual, visual, auditiva e deficiência física. Entre os temas, há histórias como as dos filmes Carmina: Viva a Diferença (2014), que apresenta um grupo internacional de dança que ensaia uma coreografia com um grupo formado por pessoas com e sem deficiência; Teatro do Coração Aberto (2015), que mostra atores de uma companhia de teatro em que todos têm síndrome de Down; Marina Vai à Praia (2014/ foto), que mostra o desejo de uma menina com síndrome de Down de conhecer o mar e Record Mundial (2014), que mostra a vida de um jovem de 16 anos que tem apenas um braço, é o nadador mais veloz do mundo em sua categoria e está confirmado para os Jogos Paralímpicos do Rio.

Realizado a cada dois anos, o Festival se mantém como o principal evento que celebra a inclusão cultural no Brasil. Em 2010 e 2012 foram feitas itinerâncias em outras cidades, como Belo Horizonte, Porto Alegre, Pelotas e Santa Cruz do Sul, ampliando seu alcance e possibilitando que mais pessoas conhecessem o projeto e, através dos filmes, histórias de vida inspiradoras e altamente transformadoras. O Festival oferece audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braille para pessoas com deficiência visual, além de legendas closed caption nos filmes e interpretação em libras nos debates para as pessoas com deficiência auditiva. Os portadores de deficiência física também contam com garantia de acessibilidade, uma vez que o Centro Cultural Banco do Brasil tem sua arquitetura concebida para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.

Confira a programação e a lista completa de filmes aqui

(Fonte: Agência Febre)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)