20231213 festival de brasilia 2023 papo de cinema 800

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, um dos mais importantes festivais de cinema do país, está quase começando. O pontapé inicial do evento acontecerá neste sábado, 30, em cerimônia oficial, no Cine Brasília (Asa Sul EQS 106/107), na capital federal. A atividade é destinada a convidados e público em geral (mediante retirada prévia de ingressos na bilheteria do Cine Brasília). A programação começa às 20h, com exibições e homenagens previstas. Siga o fio e saiba mais!

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

FESTIVAL DE BRASÍLIA 2024: HOMENAGENS

Com apresentação de Gleici Damasceno (atriz e influenciadora) e Ana Luiza Bellacosta (atriz, arte educadora, produtora e palhaça), a cerimônia celebrará quatro personalidades do cinema brasileiro. O primeiro Troféu Candango vai para a atriz Zezé Motta, de 80 anos. Figura icônica, iniciou sua carreira artística na música e depois se consolidou como atriz, especialmente após seu papel de destaque em Xica da Silva (1976), de Cacá Diegues. Com uma filmografia extensa, participou de produções memoráveis, como Quilombo (1984) e Orfeu (1999), sempre trazendo à tona questões raciais e sociais. Além da telona, Zezé também deixou sua marca na televisão, com papéis importantes em novelas e séries, como Corpo a Corpo (1984) e Kananga do Japão (1989).

Zezé Motta, homenageada do Festival de Brasília 2024
Zezé Motta, homenageada do Festival de Brasília 2024

Na ocasião, o festival ainda presta tributo póstumo a três personalidades intimamente ligadas à produção cinematográfica da capital federal, que nos deixaram neste ano. A edição celebra a memória da produtora, atriz e cantora Mallú Moraes, Pedro Anísio, cineasta paraense radicado em Brasília, responsável por filmes que marcaram a crítica política e social, e o cineasta e professor paraibano radicado em Brasília Vladimir Carvalho, que receberá homenagem do Metrópoles na grande sala de projeção do Cine Brasília.

FESTIVAL DE BRASÍLIA 2024: PREMIÈRE

Outro destaque da noite é a exibição especial de Criaturas da Mente, de Marcelo Gomes. Um filme “onírico”, como define o cineasta, o documentário investiga o sonho como motor da revolução humana, acompanhando o trabalho e a vida do neurocientista e escritor brasileiro Sidarta Ribeiro. A aposta conta com João Moreira Salles como produtor. A classificação indicativa é de 14 anos.

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Vale lembrar que o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro 2024 segue até o dia 07 de dezembro. Com 79 filmes programados, a programação das mostras Competitiva Nacional, Brasília e paralelas começa oficialmente no domingo, 01.

LEIA TAMBÉM
Mostra de Gostoso 2024 :: Kasa Branca vence a 11ª edição do evento potiguar
Festival de Huelva 2024 :: Filmes brasileiros são premiados no evento espanhol
Malu :: Filme brasileiro vence 2 prêmios no Festival do Cairo

Gostou do conteúdo sobre o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro 2024? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky

E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *