Concorrem ao prêmio de Melhor Animação os filmes Restos de Coisas, de Luiz Melo (BH), Um Salve, de Marco Nik (Blumenau, SC), Al isneedis sex, de Mário Sérgio Ferreira (Olinda, PE). Na categoria documentário os finalistas são A Lua e a Madeira, de Pedro Bezerra Jorge (SP), Tum Tum, o Som do Batuque, de Bruno Martins Felipe Gonçalves (SP) e Cloudy Sky, de Alex Antônio de M. Souza (Parelhas, RN). Na categoria Ficção, disputam o prêmio os filmes Elevate, de Silvana Nuti (SP), Maquiagem, de Evandro Manchini (RJ), e Fim de Jogo, de Cristian Damian de Ciancio (Florianópolis, SC). Os finalistas de cada categoria foram selecionados por uma banca formada por profissionais do audiovisual e do marketing.
Os melhores filmes nas três categorias serão escolhidos por um júri oficial formado pela diretora de cinema Anna Muylaert, pelo ator Júlio Andrade, pelo diretor de animação Ale McHaddo e por representantes do Itaú Cultural, Certisign, RioFilme e Canal Brasil. Os vencedores receberão o prêmio de R$ 5.000 cada, além dos prêmios especiais oferecidos pela Certisign , RioFilme e Canal Brasil.
Os filmes inscritos no Festival Celucine de Micrometragens têm tema livre, foram produzidos no Brasil e países de língua portuguesa, duração entre trinta segundos até três minutos, e gravados exclusivamente em plataformas digitais, como câmeras de celulares, tablets, máquinas fotográficas e câmeras digitais.
(Fonte: Projeto Paralelo Comunicação)