A programação inicia hoje em uma sessão somente para convidados onde Willian Raban apresenta Thames Film (1987), em uma projeção sobre as águas do Rio Guaíba. Amanhã, às 18h30, o artista ministra a Master Class Materialidades do Tempo: o suporte fílmico e a cidade, com inscrições já encerradas. Ainda amanhã, às 20h30, acontece a abertura das videoinstalações Time and Wave (2013), que terá sua premiere mundial, About Now MMX (2010), na Galeria Iberê Camargo e The Houseless Shadow (2011), na Galeria Lunara. As obras permanecem em cartaz até o dia 20 de julho.
Destacam-se também a pré-estreia nacional de Doce Amianto (2013), longa de Guto Parente e Uirá dos Reis e a premiére nacional de Tremor (2013), curta de Ricardo Alves Jr. Na sexta-feira, têm início as sessões de cinema no Santander Cultural. A cada dia, sempre às 20h30, acontecem seminários com diferentes diretores. O Santander Cultural também é o espaço onde se realiza, nos dias 22 e 23, o curso O filme como território comum às artes visuais e ao cinema: relações entre espaço e tempo – êxtase e movimento, ministrado por Maria Helena Bernardes, da Arena Cursos. As inscrições estão encerradas.
A programação especial de junho do Festival é um evento preparatório para a 8ª edição do Cine Esquema Novo, que acontece em 2014, inaugurando uma nova fase do CEN, que passa a ser realizado de dois em dois anos, durante 30 dias. O objetivo principal dessa nova fase é formalizar a ampliação de seu campo de atuação para outras formas de expressão e exibição audiovisual, além dos filmes em formatos tradicionais. Outro exemplo deste novo momento do CEN é a colaboração com a 9ª Bienal do Mercosul, que acontece de setembro a novembro.
O CEN é uma correalização da Prefeitura de Porto Alegre, tem colaboração com a 9ª Bienal do Mercosul e patrocínio da Petrobras. O projeto conta com atividades até o dia 30 de junho e a programação completa pode ser conferida no site www.cineesquemanovo.org.
Fonte: Cine Esquema Novo Expandido