20191228 arabia papo de cinema e1617969863712

Enquanto o cinema brasileiro entra numa nova década marcada por ameaças institucionais, crises econômica e sanitária, um evento permite refletir sobre a riqueza da produção da década anterior. Cinema Brasileiro: Anos 2010, 10 Olhares é o nome do projeto que apresenta, entre 22 e 30 de abril, um panorama abrangente, online e gratuito de nossa filmografia recente.

Serão exibidos no total 75 filmes, sendo 43 longas-metragens e 28 curtas-metragens. Com organização de Eduardo Valente, o festival permite a 10 curadores fazerem recortes pessoais, como “A cidade e as brechas ocupadas” (por Carol Almeida), “O corpo, novamente” (por Heitor Augusto), “Movimentos fabulares” (por Kênia Freitas) e “O mundo em desencanto” (por Pedro Azevedo).

LEIA MAIS
Cobertura :: 26º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários (2021)
Cobertura :: 14º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira (2021)
6º Festival POE de Cinema Fantástico começa em 21 de abril

 

20180910 inferninho papo de cinema banner
Inferninho

 

As seleções incluem grandes filmes como os longas Arábia (2017), de Affonso Uchôa e João Dumans; Inferninho (2018), de Guto Parente; Martírio (2016), de Vincent Carelli; Baronesa (2017), de Juliana Antunes, e As Boas Maneiras (2017), de Juliana Rojas e Marco Dutra. Entre os curtas, destaque para os ótimos Negrum3 (2018), de Diego Paulino, Quebramar (2019), de Cris Lyra, e Peixe (2019), de Yasmin Guimarães.

Em comunicado à imprensa, Valente fala sobre a coordenação com os curadores: “Eles e elas tiveram liberdade total para propor títulos e maneiras de aproximar filmes, mas ao mesmo tempo nos reunimos para juntos trocarmos ideias sobre o que estes olhares, no seu conjunto, podiam projetar sobre a produção nacional na última década”. A programação também inclui dez debates previamente gravados com os curadores.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *