O Festival Curta Brasília abriu as inscrições para a sua 9ª edição, que acontecerá entre os dias 17 e 20 de dezembro. Devido à pandemia de Covid-19, o evento seguiu a tendência dos maiores festivais do Brasil, optando pelo formato online. Os títulos selecionados serão exibidos gratuitamente em plataformas virtuais.
Curtas-metragens de qualquer gênero ou formato podem se inscrever até o dia 2 de setembro, contanto que se insiram na duração máxima de 30 minutos, e tenham sido produzidos a partir de janeiro de 2019 por cidadãos brasileiros, ou residentes no Brasil.
LEIA MAIS
Opinião :: Cinema numa hora dessas?
É Tudo Verdade 2020 anuncia edição online e gratuita em setembro
Festival de Curtas 2020 :: Edição gratuita e online começa dia 20 de agosto
Na edição 2020, excepcionalmente, os filmes selecionados receberão um cachê: “Em tempos de crise, essa é uma iniciativa para premiar igualitariamente todos os filmes exibidos e distribuir os recursos para mais profissionais do setor audiovisual”, justifica a diretora do festival, Ana Arruda.
“Ao expandir para versão online, o Festival reforça sua missão de valorizar o cinema local, regional e nacional em maior amplitude, […] num momento delicado para as artes no Brasil, no contexto de isolamento social, impedimento de eventos presenciais – tornando o espaço virtual uma vitrine para o cinema atual”, conclui.
Tanto a Mostra Nacional quanto a Mostra Tesourinha, dedicada a filmes do Distrito Federal, concorrem a prêmios. Ao longo de oito edições, o projeto já exibiu mais de 700 filmes, entre os mais de 7.000 títulos inscritos. Descubra mais informações no site oficial do 9º Festival Curta Brasília.