20191009 800 1 1

Os adoradores de curta-metragem poderão se esbaldar com mais de 100 obras selecionadas para o Festival Curta Cinema, no Rio de Janeiro. Nesse ano, 153 filmes serão exibidos gratuitamente entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro no Estação Net Botafogo (Voluntários da Pátria, 88), Cinemaison (Av. Pres. Antônio Carlos, 58) e Cinemateca do MAM (Av. Infante Dom Henrique, 85).

Os destaques ficam por conta das tradicionais mostras competitivas, que qualificam vencedores a pleitearem uma vaga na disputa do Oscar – seja qual for a categoria de curta-metragem. A programação completa poderá ser conferida em breve no link oficial.

LEIA MAIS
1917 :: Novo filme de Sam Mendes ganha cartaz nacional
Papicha :: Filme argelino exibido no Festival de Cannes ganha cartaz brasileiro (Exclusivo)
Zumbilândia: Atire Duas Vezes :: Comédia de horror ganha novo trailer cheio de ação

Nesta edição, o Curta Cinema apresenta duas mostras de curadoria convidada: pelo segundo ano consecutivo, a pesquisadora Laís Rodrigues elaborou um programa especial para sua Mostra VIDEOERA. E, pela primeira vez, com curadoria do Hernani Heffner, em parceria com a Cinemateca do MAM, o festival exibe a Mostra Tesouros do Curta em 35mm, filmes em película, na Sala da Cinemateca. Para o público jovem, o Festival apresenta os programas Infanto-Juvenil e Infantil, cujo line-up é proposto pela organização do Dia Mundial da Animação.

20191009 999 jpg999

Além das mostras e programas, o Curta Cinema oferece atividades paralelas como uma Masterclass de Direção ministrada por Sandra Kogut, e as oficinas do “Mercado Curta Cinema” – Oficina de Desenvolvimento de Documentário, Storytelling e Realidade Aumentada. As inscrições para tais atividades devem começar na semana que vem. Confira a relação de obras abaixo:

ABERTURA

  • 2 ou 3 choses de Marie Jacobson, de Anne Azoulay, França, 2019
  • Agora como Antes, de Thiago Carvalhaes, SP, 2019
  • Aiku’è, de Mariana Villas-Bôas, RJ, 2019
  • Estrondo, de Felipe Nepomuceno, RJ, 2019
  • O Muro era muito alto, de Marcelo Marão, RJ, 2019

COMPETIÇÃO NACIONAL

  • A ética das hienas, de Rodolpho de Barros, PB, 2019
  • A Nave de Mané Socó, de Severino Dadá, RJ, 2019
  • A Profundidade da Areia, de Hugo Reis, ES, 2019
  • A volta para casa, de Diego Freitas, SP, 2019
  • Água e Sal, de Luisa Mello, RJ, 2019
  • Amor aos vinte anos, de Toti Loureiro e Felipe Poroger, SP, 2019
  • Auto Falo, de Caio Dornelas, PB, 2019
  • Avoada, de Magno Pinheiro, RJ, 2019
  • Baile, de Cíntia Domit Bittar, SC, 2019
  • Caçador, de Leonardo Sette, PE, 2018
  • Carne, de Camila Kater, SP, 2019
  • Estamos sendo, de Claryssa Almeida, MG, 2019
  • Extratos, de Sinai Sganzerla, SP, 2019
  • Guará, de Fabrício Cordeiro e Luciano Evangelista Luciano, GO, 2019
  • Ilhas de Calor, de Arthur Macedo Ulisses, AL, 2019
  • Joderismo, de Marcus Curvelo, SP, 2019
  • Jorge, de Jéferson, RJ, 2018
  • Looping, de Maick Hannder, MG, 2019
  • Malandro de Ouro, de Flávio C. von Sperling, MG, 2019
  • Marie, de Leo Tabosa, PE, 2019
  • Nove águas, de Gabriel Martins e Quilombo dos Marques, MG, 2019
  • Planeta Fábrica, de Julia Zakia, SP, 2019
  • Quebramar, de Cris Lyra, SP, 2019
  • , de Ana Flavia Cavalcanti, SP, 2019
  • Revolver, de Frederico Benevides e Tadeu Capistrano, 17 min, RJ, 2019
  • Rocha, de Luiz Matoso, MG, 2019
  • Sangro, de Tiago Minamisawa e Bruno Castro, SP,
  • Sem Asas, de Renata Cilene Martins, SP, 2019
  • Sol, de Higor Mourão, SP, 2019
  • Thinya, de Lia Letícia Leite, PE, 2019
  • Tuã Ingügu (Olhos D’Água), de Daniela Thomas, RJ, 2019
  • Xandoca, de Takumã Kuikuro, MT, 2019

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

  • Above us only sky, de Arthur Kleinjan, The Netherlands, 2019
  • Acadiana, de Guillaume Fournier, Samuel Matteau, Yannick Nolin, Canada, 2019
  • All Fires the Fire, de Efthimis Kosemund Sanidis, Greece, 2019
  • Blue Boy, de Manuel Abramovich, Argentina / Germany, 2019
  • Cães que ladram aos pássaros, de Leonor Teles, Portugal, 2019
  • Club Splendida, de Caio Amado Soares, Germany, 2019
  • Destierra, de Juan David Mejía Vásquez, Colombia, 2019
  • Dia de Festa, de Sofia Bost, Portugal, 2019
  • Dossier of the dossier, de Sorayos Prapapan, Thailand, 2019
  • Em Caso de Fogo, de Tomás Paula Marques, Portugal, 2019
  • Fakh (The Trap), de Nada Riyadh, Egypt / Germany, 2019
  • Figurant, de Jan Vejnar, Czech republic / France, 2019
  • Greykey, de Enric Ribes, Spain, 2019
  • GÜNST UL VÁNDRAFOO (Ráfagas de vida salvaje), de Jorge Cantos, Spain, 2019
  • Hãy tỉnh thức và sẵn sàng (Stay Awake, be Ready), de An Pham Thien, Korea (south) / USA / Vietnam, 2019
  • Hierophany, de Frank O’Neill, USA, 2018
  • Home, de Alejandro Alonso, Cuba, 2019
  • Insectopedia, de Antoine Fontaine, Belgium / France, 2019
  • KEMBALILAH DENGAN TENANG (Rest in peace), M. Reza Fahriyansyah, Indonesia, 2018
  • Kolektyviniai sodai (Community Gardens), de Vytautas Katkus, Lithuania, 2019
  • La siesta, de Federico Luis Tachella, Argentina, 2019
  • Mabat shlishi (Third Look), de Efrat Rasner, Israel, 2019
  • Monstruo Díos, de Agustina San Martín, Argentina, 2019
  • Nachts sind alle Katzen grau (All Cats Are Grey in the Dark), de Lasse Linder, Switzerland, 2019
  • NILALANG (Of Beings and Deceit), de Juan Carlo Tarobal, Philippines, 2019
  • Scarcity, de Przemek Węgrzyn, Poland, 2019
  • Soledad, de Stiliyan Stoyanov, Bulgaria, 2018
  • Spacewalkers, de Juan Pablo Caballero, Colombia, 2018
  • Supine, de Nicole Goode, Czech republic, 2019
  • The Van, de Erenik Beqiri,  Albania / France, 2019
  • Tigre, de Delphine Deloget, France, 2018
  • Transparent, the world is., de Yuri Muraoka, Japan, 2019
  • ULTIMUL DRUM SPRE MARE (The last trip to the seaside), de Aidi Voicu, Romania, 2019

PANORAMA CARIOCA

  • A Mentira, de Rafael Spínola e Klaus Diehl, 2019
  • Abraço, de Matheus Murucci, 2019
  • Afeto, de Tainá Medina e Gabriela Gaia Meirelles, 2019
  • Alfazema, de Sabrina Fidalgo, 2019
  • Aurora, de Renata Spitz, 2018
  • Cadeia Alimentar, de Raphael Medeiros, 2019
  • Cravo, Lírio e Rosa, de Maju Paiva, 2018
  • Intervenção Jah, de Daniel Santos, Brasil-RJ / Guiné-Bissau, 2019
  • Kopacabana, de Khalil Charif e Marcos Bonisson, 2019
  • Maurício, de Rafael Machado, 2019
  • Na Rota do Vento: o cinema na musica de Sergio Ricardo, de Victor Magrath, Marina Lufti e Cavi Borges
  • O rio em mim, de Elena Duarte Parravicini, 2019
  • Panóptico, de Cesar Duro, 2019
  • Peixe Pequeno, de Caio Alvarenga, 2019
  • Vento de Sal, de Anna Azevedo, 2019
  • Vidas Inventadas de Amélia Aragão, de Luiza Quental, 2019
  • Tarântula, de Tiago Ferreira Fonseca, Bruna Mello, Lucas Melo, Uli Dile, Vitor Valadão, 2019

PANORAMA BRASIL

  • A era de Lareokotô, de Rita Carelli, SP, 2019
  • Aulas que matei, de Amanda Devulsky e Pedro B. Garcia, DF, 2018
  • Aurora, de Leo Ayres, Brasil-MG / Cuba, 2019
  • Cão Maior, de Filipe Alves, DF, 2019
  • Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno, de Leon Reis, CE, 2018
  • Dia de Eleição, de Nereu Afonso, SP, 2019
  • Diz Que É Verdade, de Pedro Estrada e Claryssa Almeida, MG, 2019
  • Dois, de Leticia Rheingantz e Gabriela Boeri, SP, 2019
  • Entre, de Ana Carolina Marinho e Bárbara Santos, SP, 2019
  • Frescor Marine, de Tothi dos Santos, GO, 2019
  • Mesmo Com Tanta Agonia, de Alice Andrade Drummond, SP, 2018
  • Mona, de Luíza Zaidan e Thiago Schindler, SP, 2019
  • O Rabequeiro Maneta e a Fúria da Natureza, de Manu Maltez, SP, 2019
  • Pelano!, de Calebe Lopes e Christina Mariani, BA, 2019
  • Ressurreição, de Otto Guerra, RS, 2019
  • Selma depois da Chuva, de Loli Menezes, SC, 2019
  • Tempestade, Fellipe Fernandes, PE, 2018
  • Teoria sobre um planeta estranho, de Marco Antonio Pereira, SP, 2019
  • Tipóia, de Paulo Silver, AL, 2019
  • Um ensaio sobre a ausência, de David Aynan, BA, 2018

PANORAMA LATINO AMERICANO

  • Abisal, de Esteban Santana, Chile, 2019
  • Ari y Yo, de Adriana Faria, Brasil / Cuba, 2019
  • Bodas de Oro, de Lorenzo Tocco, Chile / Uruguay, 2019
  • Cuadros, de Juan Sebastian Abello Acosta, Colombia, 2019
  • El agua, de Andrea Dargenio, Argentina, 2019
  • El futuro, de Ernesto Martínez Bucio, Mexico, 2018
  • Exiliada, de Leonor Zúniga, Nicaragua / USA, 2019
  • Feelings, de Fermin Pedros, Peru, 2019
  • Fiebre Austral, de Thomas Woodroffe, Chile, 2019
  • Franco, de Mariana Martínez Gómez, Mexico, 2018
  • Héctor, de Victoria Giesen Carvajal, Chile, 2019
  • Hogar, de Gerardo Minutti, Uruguay, 2019
  • La Xarxa, de Sofia Marcos Sofia, Dominican Republic / Portugal, 2019
  • Liremu Barana (Soul of the sea), de Elvis Rigoberto Caj Cojoc, Guatemala / Norway, 2019
  • Mundo Viejo, de Luis Garay Guevara, Argentina, 2019
  • No faltes, Mili, de Carla Gutiérrez Yañez, Argentina, 2018
  • Oliva, de Irene Ponce, Cuba / Spain, 2018
  • Pleamar, de Marco Salaverría, Venezuela, 2019
  • Tierra Mojada, de Juan Sebastian Mesa, Colombia, 2018
  • Todo lo que flota, de María Matiz, Colombia, 2019
  • Trois Machettes, de Matthieu Maunier Rossi, France / Haiti, 2019

PROGRAMAS ESPECIAIS

EM TRÂNSITO

  • Brasil, Cuba, de Bertrand Lira e Arturo de la Garza, Brasil-PE / Mexico, 2019
  • Budapest, de Gabriel Motta, Brasil-RS / Hungary, 2019
  • Nome de Batismo – Frances, de Tila Chitunda, SP, 2019
  • Refúgio, de Shay Peled e Gabriela Alves, SP, 2019
  • Ver a China, de Amanda Carvalho, Brasil-SP / China, 2019

INTERZONA – PRÊMIO ITAMARATY

  • Caranguejo Rei, de Matheus Farias e Enock Carvalho, PB, 2019
  • Cova humana, de Joel Caetano, SP, 2019
  • Nervo, de Sabrina Maróstica e Pedro Jorge, SP, 2019
  • Pop Ritual, de Mozart Freire, CE, 2019
  • Sobrado, de Renato Sircilli, SP, 2018
  • Who’s That Man Inside My House?, de Lucas Reis, RS, 2019

PRIMEIROS QUADROS – PRÊMIO JÚRI JOVEM

  • À Margem das Torres, de Nilton Apolinario, RJ, 2019
  • Antes de Ontem, de Caio Franco, SP, 2019
  • Aqueles Dois, de Émerson Maranhão, CE, 2018
  • As Constituintes de 88, de Gregory Baltz, RJ, 2019
  • Com Cassis?, de Nicole Gullane, SP, 2018
  • Derradeiro, de Renata Alves, SP, 2019
  • Em busca de Alzira, de Maria Julia Andrade, RJ, 2019
  • Fosfeno, de Clara Vilas Boas e Emanuele Sales, MG, 2019
  • Jaíza, de João Paulo de Freitas e Ana Clara Gonçalves França, MG, 2019
  • Mãe não chora, de Vaneza Oliveira e Carol Rodrigues, SP, 2019
  • NEGRUM3, de Diego Paulino, SP, 2018
  • Nova Redenção, de Rafael Rodrigues, RJ, 2019
  • Pogrom, de Guilherme Folly e Fernanda Cavalcanti, RJ, 2018
  • Polis, de Rafael Baptista da Costa Magalhães, RJ, 2019
  • Quântica, de Tati Lenna, SP, 2018

(Fonte: Palavra Assessoria)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *