20210618 ela que mora no andar de cima papo de cinema 800

Um dos mais importantes e duradouros festivais de curtas-metragens no país, o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum chega à 32ª edição em formato online e gratuito. Entre os dias 19 e 29 de agosto, serão apresentados 141 curtas-metragens de 43 países, escolhidos entre 2.788 filmes inscritos.

A seleção foi elaborada por um amplo comitê, incluindo diretores dos curtas-metragens brasileiros mais aclamados dos últimos anos, como Cíntia Domit Bittar, Thiago Minamisawa e Julia Katharine. Os curadores escolheram 63 títulos brasileiros e 78 títulos de países como Argentina, Chile, França, Suíça, Bélgica, Espanha, Reino Unido e Irã.

LEIA MAIS
Começa o Festival Cavideo 24 anos, com 300 filmes gratuitos e online
VI Cine Jardim divulga 46 filmes selecionados nas Mostras Paralelas
VI Cine Jardim :: Anunciados os filmes das mostras competitivas

20210604 4 bilhoes de infinitos papo de cinema 750
4 Bilhões de Infinitos

A programação se divide entre as mostras Internacional, Latino-Americana, Brasileira, Infanto-juvenil e Limite, além de filmes convidados que serão anunciados em breve. Entre os destaques da edição, encontram-se os premiados 4 Bilhões de Infinitos (2020), de Marco Antônio Pereira; Per Capita (2021), de Lia Letícia Ferreira Leite e Céu de Agosto (2021), de Jasmin Tenucci, recém-premiado no Festival de Cannes 2021. Confira a lista completa de filmes selecionados:

Brasil

4 Bilhões de Infinitos (Brasil-MG, 2020), de Marco Antonio Pereira
5 Fitas (Brasil-BA, 2020), de Heraldo de Deus e Vilma Carla Martins
A Obra Final (Brasil-SP, 2021), de Patrick Hanser
A Sentença (Brasil-SP, 2021), de Laura Coggiola
A Terra em Que Pisar (Brasil-DF, 2020), de Fáuston da Silva
Acesso (Brasil-SP, 2021), de Julia Leite
Antônia (Brasil-SP, 2020), de Flávio Carnielli
Azulscuro (Brasil-MG, 2021), de Evandro Caixeta
Belos Carnavais (Brasil-SP/ Bósnia e Herzegovina, 2020), de Thiago Mendonça
Carta ao Magrão (Brasil-RJ, 2021), de Pedro Asbeg
Cego_cidade (Brasil-BA, 2020), de Kauan Oliveira
Cenas da Infância (Brasil-RJ, 2021), de Kimberly Palermo
Céu de Agosto (Brasil-SP, 2021), de Jasmin Tenucci
Colmeia (Brasil-DF, 2021), de Maurício Chades
Como Respirar Fora d’Água (Brasil-SP, 2021), de Júlia Fávero e Victoria Negreiros
Derradeiro de Maio (Brasil-SP, 2021), de Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques
Dinheiro (Brasil-RN, 2021), de Arthur B. Senra e Sávio Leite
Ela Luta (Brasil-SP, 2020), de Luiza Giuliani
Ela Que Mora no Andar de Cima (Brasil-PR, 2020), de Amarildo Martins
Escuro (Brasil-SP, 2021), de Martina Alzugaray, Daniel Tagliari, João Rubio Rubinato e Bruno Lopes
Filme de Domingo (Brasil-SP, 2020), de Lincoln Péricles
Foi um Tempo de Poesia (Brasil-CE, 2021), de Petrus Cariry
Fotos Privadas (Brasil-RJ, 2020), de Marcelo Grabowsky
Gilson (Brasil-SP, 2020), de Vitoria Di Bonesso
Grande Canyon (Brasil-MG, 2020), de Pedro Ianni Estrada
Hawalari (Brasil-GO, 2020), de Cássio Domingos
Hora Feliz (Brasil-RS, 2021), de Alex Sernambi
Ir e Vir: O Avesso do Tempo (Brasil-RJ, 2021), de Christian Caselli e Florencia Santángelo
Janelas Daqui (Brasil-RJ, 2021), de Luciano Vidigal e Arthur Sherman
Luna Quer Sair (Brasil-SP, 2020), de Luci Savassa e Matias Lovro
Menarca (Brasil-SP, 2020), de Lillah Halla
Monumento ao Wi-fi (Brasil-SP, 2020), de Gustavo Vinagre
Nervo Errante (Brasil-SP, 2021), de Bruno Badain
Nova Pasta. Antigo Baú (Brasil-SP, 2021), de Sylvio Lanna
O Babado de Toinha (Brasil-RJ, 2020), de Sérgio Bloch
O Menino, o Sabiá e o Rato (Brasil-SP, 2021), de Evaldo Sérgio Mocarzel
O Ódio (Brasil-RS, 2021), de Nelton Pellenz
O Suposto Filme (Brasil-SP, 2021), de Rafael Conde
Olhos Livres (Brasil-SP, 2021), de Fábio Rogério
Os Marranos do Sertão (Brasil-RJ, 2021), de Felipe Goifman e Sergio Bloch
Pandelivery (Brasil-SP, 2021), de Guimel Salgado e Antonio Silva Matos
Per Capita (Brasil-PE, 2021), de Lia Leticia Ferreira Leite
Primeiro Carnaval (Brasil-SP, 2021), de Alan Medina
Quanto Pesa (Brasil-MA, 2020), de Breno Nina
República das Saúvas (Brasil-SP, 2021), de Piero Sbragia
República (Brasil-SP, 2020), de Grace Passô
Retrato do Artista Quando Coisa (Brasil-MS, 2021), de Filipi Silveira e Larissa Neves
Rocha Matriz (Brasil-ES, 2020), de Miro Soares
Rua Ataléia (Brasil-MG, 2021), de André Novais Oliveira
Rútilo Cautério (Brasil-SP, 2020), de Rodrigo Faustini e Jpedrinho
Seiva Bruta (Brasil-AM/EUA, 2020), de Gustavo Milan
Seremos Ouvidas (Brasil-RJ), de Larissa Nepomuceno Moreira
Só Mais Um Dia (Brasil-SP, 2020), de Bella Gomes
Sonho de Verão (Brasil-RJ, 2020), de Luan Dias
Stone Heart (Brasil-AM, 2021), de Humberto Rodrigues
Transetropical (Brasil-RN, 2021), de João Ricardo Paulino
Três Graças (Brasil-ES, 2020), de Luana Laux
Túmulo da Terra (Brasil-RJ, 2021), de Yhuri Cruz
Utopia (Brasil-AP, 2021), de Rayane Penha
Vagalumes (Brasil-RJ, 2020), de Léo Bittencourt
Vivxs! (Brasil-RJ/SP, 2021), de Tatiana Lohmann, Roberta Estrela D’Alva e Claudia Schapira
Você Já Tentou Olhar nos Meus Olhos? (Brasil-PR, 2020), de Tiago Felipe

 

América Latina

Abrir Monte (Colômbia/Portugal, 2021), de Maria Rojas Arias
Adentro (Colômbia/Costa Rica/Brasil, 2021), de Jorge Forero, Alexandra Latishev, Gustavo Vinagre, Gabriela Calvache, Gustavo Rondón e Diego Lerman
Água (México, 2020), de Santiago Zermeño
A Felicidade do Motociclista Não Cabe em Seu Traje (México, 2021), de Gabriel Herrera
Blanes Esquina Müller (Uruguai, 2021), de Nicolás Botana
Bosquezinho (Argentina, 2020), de Paulina Muratore
Caso à Parte (Argentina, 2020), de Bruno Ciancaglini
Correspondência (Chile/Espanha, 2020), de Carla Simón e Dominga Sotomayor
O Sonho Mais Longo de que Me Lembro (México, 2021), de Carlos Lenin
Hora Azul (Cuba, 2021), de Zoe Miranda
Interferência (Chile, 2021), de Juan Carlos Soto
Os Indomados (Cuba, 2021), de Damián Sainz Edwards
Os Convidados (Chile, 2020), de Valentina Arango Villalon
Muralha da China (Argentina, 2020), de Santiago Barzi
Névoa (Colômbia, 2020), de Leonardo Romero
Nossos Homens Ausentes (Colômbia, 2021), de Julio Barrera
A Montanha Lembra (Argentina/México, 2021), de Delfina Carlota Vazquez
Quem Diz Pátria Diz Morte (Chile, 2020), de Sebastián Quiroz
Tio (México, 2021), de Juan Medina
Utopia 360 (Cuba, 2020), de Violena Ampudia

 

Internacionais

A Canção do Pecado (França, 2020), de Khalid Maadour
Além das Árvores (França, 2020), de Pierre Burgoni, Jordan Baudé, Catharianne Ni, Julie Bijjou
Alexander Mosolov. Três Peças (Rússia/Bielorússia, 2020), de Natalia Ryss
Amor Descontrolado (Bélgica, 2021), de Thomas Deknop
Árvores Gêmeas (França, 2020), de Emmanuel Ollivier
Bémol (Suíça, 2021), de Oana Lacroix
Casca (Suíça, 2020), de Samuel Patthey e Silvain Monney
Catin (França, 2021), de Julie Allain, Grégory Marza, Guillaume Anglard e Bertrand Boutaud
Caulim (França, 2020), de Corentin Lemetayer Le Brize
Cerberus (Estônia, 2021), de Kaspar Ainelo
Chega pra Lá (Ruanda, 2020), de Inès Girihirwe
Cicatrizes (Canadá/França, 2020), de Alex Anna
Ciência Espacial (Reino Unido, 2021), de Hoching Kwok
Curtos-circuitos (Rússia, 2020), de Mikhail Basov
Darwin (França, 2020), de Alix Popesco, Emmanuel Sabathe, Juliette Moreau, Tonin Laplanche
Dentro (França, 2020), de Yann Chapotel
Depois de Dezembro (Bélgica, 2020), de François Pirotte
Do.Solo.Pin (Estados Unidos, 2021), de Javad Atefeh
Dustin (França, 2020), de Naïla Guiguet
E Daí? (Turquia, 2020), de Yeliz Gurkan
Enquanto Ficamos em Casa (Israel, 2020), de Gil Vesely
Escondido (França/Canadá/Hungria, 2020), de Daniel Gray
Estrasburgo 1518, Reino Unido, 2020), de Jonathan Glazer Estrela Vermelha (França, 2020), de Yohan Manca
Eventos para Serem Esquecidos (Croácia, 2020), de Marko Tadic
Fantasia do Desastre (Alemanha, 2021), de Christoph Girardet e Matthias Müller
Forasteira (Espanha, 2020), de Lucía Aleñar Iglesias
Garotas Falam de Futebol (Itália, 2021), de Paola Sorrentino
Grab Them (Suécia, 2020), de Morgane Dziurla-Petit
Hoje, Tá Tudo Bem (Polônia/França, 2020), de Svitlana Topor
Hospedeiros Naturais (Reino Unido, 2020), de Nick Jordan
Inerente (Dinamarca/Reino Unido, 2021), de Nicolai G. H. Johansen
Irmãs (Eslovênia, 2020), de Katarina Rešek
Máquina de Lavar (República Tcheca, 2020), de Alexandra Májová
Mimoides Reativos (Austrália, 2020), de Vladimir Todorovic
Negócios da Arte (Reino Unido/Canadá, 2020), de Joanna Quinn
O Cordeiro de Deus (Portugal/França, 2020), de David Pinheiro Vicente
O Fim do Sofrimento (Uma Proposta) (Grécia, 2020), de Jacqueline Lentzou
O Frango (Estados Unidos, 2020), de Neo Sora
O Moogai (Austrália, 2020), de Jon Bell
O Paraíso Desce à Terra (África Do Sul, 2020), de Tebogo Malebogo
O Tempo Todo (Irã, 2020), de Shadi Karamroudi
Olhos Sagrados (China, 2021), de Keng U Lao
Ônibus Noturno (Taiwan, 2020), de Joe Hsieh
Passagem (Alemanha, 2020), de Ann Oren
Passarinho (Rússia, 2020), de Marat Narimanov
Quarto Com Vista (França, 2020), de LA HORDE: Marine Brutti, Jonathan Debrouwer e Arthur Harel
Que Deus te Produza (Itália, 2021), de Mattia Epifani
Reconhecimento Facial (Estônia, 2021), de Martinus Klemet
Sua Canção (Estados Unidos, 2020), de Vivian Ostrovsky
Swimmer (Suécia, 2020), de Jonatan Etzler
Tanque de Balé (Cingapura, 2021), de Bernhard Schmitt
Todas as Paradas (Áustria, 2020), de Josef Dabernig
Trânsito (Irlanda, 2020), de Brendan Canty
Um Lugar de Veraneio (Grécia/França/Chipre, 2021), de Alexandra Matheou
Ursula (Portugal, 2020), de Eduardo Brito
Viagem ao Paraíso (Vietnã, 2020), de Linh Duong
Violação (Espanha, 2020), de Koldo Almandoz e Maria Elorza
Which Is Witch? (França, 2020), de Marie Losier

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *