Festival da Fronteira 2025 :: A Queda do Céu vence a 16ª edição do evento. Confira a lista completa de premiados
Publicado por
Victor Hugo Furtado
A 16ª edição do Festival da Fronteira, realizada na cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, anunciou seus vencedores na noite do último domingo, 27. A cerimônia de premiação aconteceu no Centro Histórico Vila de Santa Thereza, com show da artista gaúcha Catto. O grande destaque da noite ficou por conta de A Queda do Céu, longa de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, que levou três troféus na Mostra Internacional de Longas: Melhor Filme, Montagem e Menção Honrosa da Crítica para o trabalho de som.
A Queda do Céu, projeto apresentado no Festival de Cannes 2024 e premiado no Festival do Rio 2024, segue o líder e xamã Yanomami Davi Kopenawa enquanto ele luta para devolver o equilíbrio ao mundo em rituais observados de perto e comentários incisivos sobre a lógica implacável de uma cultura externa materialista. A exploração madeireira ilegal, a mineração de ouro e a mistura mortal de epidemias que essas intrusões espalham ameaçam a existência dos Yanomami.
Outro título celebrado no Festival da Fronteira foi Tijolo por Tijolo, vencedor das categorias Melhor Atuação para Cris Martins, Melhor Filme pela Crítica e ainda contemplado com um prêmio oferecido pelo Festival de Cartagena. Na Mostra Internacional de Curtas, Você, de Elisa Bessa, foi eleito Melhor Filme e também venceu o Prêmio Edt de Montagem.
Vale lembrar que, em 2025, o Festival da Fronteira homenageou os cineastas Giba Assis Brasil e Ana Luiza Azevedo. A seguir, fique com a lista completa de vencedores:
MENÇÃO HONROSA – PRÊMIO DA CRÍTICA: A Queda do Céu (Brasil/SP) – desenho e mixagem de som
MELHOR FILME – JÚRI POPULAR: Por tu bien (Argentina)
MOSTRA INTERNACIONAL DE CURTAS
MELHOR FILME: Você (Brasil/RJ)
MELHOR DIREÇÃO: Ana Gutiérrez Salgado, por Lolo (México)
MELHOR ATUAÇÃO: Álvaro Rosa Costa, por A Um Gole da Eternidade (Brasil/RS)
MENÇÃO HONROSA: Emerenciana (Brasil/PR)
PRÊMIO EDT. (ASSOCIAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDIÇÃO AUDIOVISUAL): Você – pela montagem
MELHOR FILME – JÚRI POPULAR: A Um Gole da Eternidade (Brasil/RS)
IV MERCADO SUR FRONTERA WIP LAB
PRÊMIO PUNCTUM SALES (WIP): London/Nós a Sós, de Victor di Marco, Marcio Picoli e Laura Moglia (Bagé/Porto Alegre/RS)
PRÊMIO EDT. (WIP): Navio do Sertão, de Patrícia Pinheiro e Leonardo Pinheiro (João Pessoa/PB)
PRÊMIO DESTAQUE – TUTORES (DESENVOLVIMENTO): Bernal, de Martín Emiliano Díaz (Buenos Aires/Argentina) e Cortejo dos Mortos, de Dario Aldana e Sabrina Zimmermann (Chapecó/SC)
PRÊMIO FRAPA (DESENVOLVIMENTO): Enquanto Eu Me Lembro, de Victor di Marco, Marcio Picoli e Laura Moglia (Bagé/Porto Alegre/RS)
Gostou do conteúdo sobre o Festival da Fronteira? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br