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Em 2020, o Festival de Annecy, maior evento do mundo dedicado ao cinema de animação, realizou uma edição online em respeito às diretrizes de segurança relacionadas à Covid-19. Mesmo assim, o festival exibiu todos os filmes previstos, promoveu debates e organizou a tradicional premiação, cujos vencedores foram anunciados pela Internet.

Calamity: A Childhood of Martha Jane Cannary (2020), coprodução França/Dinamarca dirigida pelo francês Rémi Chayé, venceu o Cristal de Melhor Filme. O projeto constitui uma biografia de Calamity Jane na segunda metade do século XIX. O filme experimental russo The Nose or the Conspiracy of Mavericks (2020), sobre os horrores do regime stalinista, foi recompensado com a segunda maior distinção, o Prêmio do Júri.

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Calamity: A Childhood of Martha Jane Cannary

 

Os demais prêmios foram entregues a filmes da Polônia, Letônia, Coreia do Sul e Canadá, entre outros. Em comunicado oficial, os organizadores declaram que a edição online representou “um testemunho da lealdade e do comprometimento, e talvez um novo gesto de amor por uma comunidade que infelizmente não pudemos receber em Annecy este ano”.

Confira os prêmios principais:

Cristal de Melhor Filme
Calamity: A Childhood of Martha Jane Cannary, de Rémi Chayé (França/Dinamarca)

Prêmio do Júri
The Nose or the Conspiracy of Mavericks, de Andrey Khrzhanovsky (Rússia)

Menção do Júri
Kill It and Leave This Town, de Mariusz Wilczynski (Polônia)

Prêmio Contracampo
My Favorite War, de Ilze Burkovska Jacobsen (Letônia/Noruega)

Menção do Prêmio Contracampo
The Shaman Sorceress, de Jae-huun Ahn (Coreia do Sul)

Cristal de Curta-Metragem
The Physics of Sorrow, de Theodore Ushev (Canadá)

Prêmio do Júri de Curta-Metragem
Homeless Home, de Alberto Vázquez (França/Espanha)

Prêmio Jean-Luc Xiberras de Melhor Filme de Estreia
The Town, de Yifan Bao (China)

Menção do Júri de Curta-Metragem
Freeze Frame, de Soetkin Verstegen (Bélgica)
Genius Loci, de Adrien Merigeau (França)

Prêmio Off-Limits
Serial Parallels, de Max Hattler (Alemanha/Hong Kong)

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
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