20200221 el profugo destaque

No dia 21 de fevereiro, o 70º Festival Internacional de Cinema de Berlim apresentou os dois primeiros filmes na disputa pelo Urso de Ouro. Um deles, em particular, chamou a atenção: o argentino El Prófugo (2020), dirigido por Natalia Meta. O estranho thriller psicossexual com toques de comédia trash demonstra, desde o primeiro dia da competição oficial, a ousada postura do novo diretor artístico da Berlinale, Carlo Chatrian, em relação ao antecessor Dieter Kosslick.

LEIA MAIS
Festival :: Berlinale 2020 (Confira todas as nossas críticas)
Festival de Berlim 2020 :: Filme inédito de Raúl Ruiz compensa abertura morna com My Salinger Year
Festival de Berlim 2020 :: Diretor artístico mostra preocupação com o cinema brasileiro sob Bolsonaro

 

20200217 el profugo papo de cinema 2
El Prófugo

 

Em El Prófugo (algo como “O Intruso”), Érica Rivas (a noiva sangrenta de Relatos Selvagens, 2014) interpreta Inés, cantora e dubladora que passa por um trauma com o namorado durante uma viagem. A partir deste momento, passa a ser perseguida por uma presença estranha que controla, entre outros, as vozes que saem de seu corpo. O filme flerta tanto com o terror trash quanto com o suspense psicológico, fazendo ótimo uso dos enquadramentos e do talento de sua atriz principal. Leia a nossa crítica.

 

20200217 volevo nascondermi papo de cinema 3 e1582310434917
Volevo Nascondermi

 

Menos empolgante foi o representante italiano na competição oficial, Volevo Nascondermi (2020). A biografia do pintor italiano Antonio Ligabue traz Elio Germani num papel certamente muito comprometido, mas também exagerado nas catarses e gritos do artista, vítima de problemas mentais. O diretor Giorgio Diritti parece se interessar principalmente pela excepcionalidade de seu personagem, o que levanta algumas questões éticas sobre o ponto de vista do filme. Leia a nossa crítica.

 

20200217 dois irmaos papo de cinema banner
Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica

 

Além das sessões em competição oficial, a Disney/Pixar apresentou sua nova animação em sessão especial. Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (2020), dirigido por Dan Scanlon, traz a história de dois garotos que sofrem com a perda do pai. Quando descobrem uma magia capaz de trazê-lo de volta, fazem uma viagem em busca dos elementos que poderão concretizar a profecia. Mais uma vez, a Pixar capricha nos efeitos técnicos e na narrativa emocionante. Leia a nossa crítica.

 

20200217 los conductos papo de cinema banner

 

Finalizando o dia, Los Conductos (2020) foi um dos primeiros filmes brasileiros exibidos na Berlinale. Na verdade, a produção é majoritariamente colombiana, com direção de Camilo Restrepo, embora traga o Brasil entre os coprodutores. Reservada à nova seção “Encounters”, que destaca novas formas de cinema, a narrativa filmada em 16mm apresenta a vida de um bandido em fuga, que reflete sobre sua situação marginal. A trama é adaptada de um poema de Gonzalo Arango. Leia a nossa crítica.

 

:: Confira nosso especial com a cobertura completa da Berlinale 2020 ::

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *