20200220 el tango destaque

Foi dada a largada ao 70º Festival Internacional de Cinema de Berlim! Ao invés de reservar poucas sessões para o seu primeiro dia, como de costume, a Berlinale decidiu exibir diversos filmes desde o começo, para a alegria e desespero dos jornalistas que precisaram correr de um cinema ao outro. Resultado: o novo filme do aclamado diretor Jia Zhang-ke foi exibido na mesma hora da coletiva de imprensa do júri, o que fez diversos jornalistas abandonarem a sessão pela metade, enquanto o extenso Malmkrog de Cristi Puiu (com 3h20 de duração) impedia os credenciados de assistirem a dois filmes, exigindo algumas escolhas complicadas. Ossos do ofício.

 

20200217 my salinger year papo de cinema banner
My Salinger Year

 

Em especial, os jornalistas assistiram ao filme de abertura desta edição: My Salinger Year (2020), comédia dramática de Philippe Falardeau baseada no best-seller de mesmo nome. Na trama, a jovem Joanna (Margaret Qualley) é contratada na agência literária que cuida das obras de J.D. Salinger. Aos poucos, ela ganha confiança da rígida chefe (Sigourney Weaver) para prosseguir em sua própria carreira de escritora. O resultado é uma obra comportada, com alguns bons momentos, mas sem uma única cena mais forte ou ambiciosa. Um feel good movie pouco expressivo – não exatamente o que se espera de um festival deste porte. Leia a nossa crítica.

 

20200217 el tango del viudo y su espejo deformante papo de cinema banner
El Tango del Viudo y su Espejo Deformado

 

Ao menos, o dia atribulado trouxe algumas boas surpresas. Em especial, El Tango del Viudo e su Espejo Deformante (1967/2020), filme de estreia que o cineasta Raúl Ruiz jamais concluiu em vida, foi terminado por sua viúva, a cineasta Valeria Sarmiento. Utilizando as imagens originais, ela criou novos diálogos e uma banda sonora inteiramente inédita, conectando as vanguardas latinas dos anos 1960 com o cinema contemporâneo. O resultado é uma obra experimental atípica e deliciosa em sua pesquisa de linguagem. Leia a nossa crítica.

 

20200217 swimming out till the sea turns blue papo de cinema banner
Swimming Out Till the Sea Turns Blue

 

O novo projeto de Jia Zhang-ke também trouxe bons momentos à Berlinale. O documentário pessoal Swimming Out Till the Sea Turns Blue (2020), produção mais modesta do que as ficções do cineasta, efetua uma leitura sobre a história pessoal de escritores chineses, buscando compreender de onde veio o interesse pelas artes em regiões tradicionalmente rurais. Apesar da estrutura convencional, traz bons momentos de conexão entre história dos indivíduos e história do país. Leia a nossa crítica.

 

20200217 minamata papo de cinema banner
Minamata

 

A decepção do dia ficou por conta de Minamata (2020), biografia histórica estrelada por Johnny Depp. Ele interpreta W. Eugene Smith, fotógrafo da revista Life que viajou ao Japão e enfrentou ameaças das autoridades ao retratar os casos de contaminação por mercúrio, provocadas pela poluição de grandes empresas. O drama está repleto de clichês do cinema de inspiração (frases de efeito, música sentimental, herói que supera suas falhas e se torna uma pessoa boa no final), o que despertou algumas risadas na sala de cinema e uma conclusão sem uma única palma entre os jornalistas. Leia a nossa crítica.

O dia 21 de fevereiro apresenta os dois primeiros filmes da competição oficial: El Prófugo (Argentina) e Volevo Nascondermi (Itália), além do aguardado Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (2020), nova animação dos estúdios Pixar.

 

:: Confira nosso especial com a cobertura completa da Berlinale 2020 ::

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *