Festival de Berlim 2021 :: Dia #01 – Sci-fi e comédia filmada em segredo são os destaques

Publicado por
Marcelo Müller

Enfim, começou o Festival de Berlim 2021. Ainda por conta da pandemia do Covid-19, não temos a possibilidade de transitar pelas ruas charmosas da capital alemã. O bom senso acabou imperando em tempos de pandemia e o evento está sendo realizado online, claro, com cobertura total do Papo de Cinema. Nosso editor Bruno Carmelo, especialista na Berlinale, está totalmente dedicado aos filmes exibidos remotamente. Neste primeiro dia, dois sobressaíram entre os vários aos quais ele assistiu. I’m Your Man (2021), de Maria Schrader, integrante da mostra competitiva, traz a insólita história de uma antropóloga convocada a testar uma inteligência artificial moldada a partir de seus interesses amorosos. Já na Berlinale Speciais, ou seja, fora de competição, Language Lessons (2021) chamou atenção. É uma comédia daquelas rodadas em segredo durante a pandemia, mas que não fala a respeito da Covid-19.

LEIA MAIS
Cobertura :: 71º Festival Internacional de Cinema de Berlim (2021)
Festival de Berlim 2021 :: Mostra Competitiva tem Céline Sciamma e Hong Sang-Soo, veja a lista
Festival de Berlim 2021 :: O brasileiro A Última Floresta integra a Mostra Panorama

O Papo de Cinema também já assistiu a Memory Box (2021) – que nem precisava estar na Competição, para dizer a verdade –; Fabian: Going to the Dogs (2021), o filme-baseado-num-grande-livro da vez na Berlinale; e o brasileiro Se Hace Camino Al Andar (2021), de Paula Gaitán, que teve sua première no Festival de Tiradentes de 2021 e que está sendo apresentado em Berlim como uma vídeo-instalação. Confira abaixo o vídeo do nosso editor Bruno Carmelo falando mais sobre os filmes do primeiro dia do Festival de Berlim 2021:

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.