Festival de Berlim 2021 :: Dia #03 – Um grande filme, o brasileiro lindo e os títulos enormes

Publicado por
Marcelo Müller

O terceiro dia do Festival de Berlim 2021 foi o reservado para a exibição de Petite Maman (2021), o mais recente filme de Céline Sciamma e, portanto, um dos mais aguardados do evento. E, de acordo com nosso editor Bruno Carmelo, a espera foi mais do que justificada, pois o resultado é lindíssimo. A história da menina que perdeu recentemente a avó e viaja para a casa do ente querido é, desde já, um dos favoritos ao Urso de Ouro (claro, isso de acordo com a gente). Mas, hoje também aconteceu a exibição de A Última Floresta (2021), de Luiz Bolognesi, no qual há não apenas o acompanhamento da rotina dos Yanomami, mas também a reencenação de alguns mitos fundadores desse povo indígena. Ainda que o Brasil não esteja presente em Berlim com tantos títulos como nos últimos anos, dá um orgulho danado ser representado por algo tão sensível e politicamente relevante.

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Outros destaques desse terceiro dia de Festival de Berlim 2021 foram o romeno Bad Luck Banging or Loony Porn(2021), título que preenche aquela cota de “o filme polêmico do festival”, neste caso por conter muito sexo explícito, cultura do cancelamento, fake news e vibradores. E, por fim, o georgiano What Do We See When We Look at the Sky? (2021), no qual há um romance intermediado por várias lógicas mágicas. Aliás, Bruno Carmelo faz uma comparação inusitada com um filme francês que muitos de vocês devem curtir. Ficou curioso? Então assista à terceira parte do diário do Festival de Berlim 2021.

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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.