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O quarto dia do Festival de Berlim 2021 – o penúltimo dedicado ao mercado e à imprensa – começou com uma estreia aguardada. Next Door (2021) é o primeiro longa-metragem dirigido por Daniel Brühl. Na trama, o intérprete/diretor vive um ator chamado Daniel (metalinguagem mandou um beijo) que acaba entrando numa disputa com um suposto fã. Tem comentários cáusticos sobre o ego dos membros da indústria do entretenimento e a respeito dos meandros do funcionamento dela. Outro destaque positivo foi o japonês Wheel of Fortune and Fantasy (2021), de Ryusuke Hamaguchi, que conta com três histórias lindíssimas, cuja sensibilidade cativou o coração do nosso editor Bruno Carmelo (conforme você pode ver brevemente no vídeo listado abaixo).

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Mas, nem apenas de maravilhas vive um evento cinematográfico, nem mesmo um tão tradicional como Berlim. Forest: I See You Everywhere (2021) é um forte candidato a troféu abacaxi do ano. São sete histórias melodramáticas que de tão ruins deixam no ar a pergunta: por que um filme desses foi selecionado? Mistérios das curadorias. Já Ballad of a White Cow (2021), segue a toada do vencedor de Berlim 2020 por ser, assim como Não Há Mal Algum (2020), também um filme iraniano que toca no controverso tema da pena de morte. O resultado fica num meio termo, algo melhor destrinchado por Bruno Carmelo no vídeo que você pode conferir logo abaixo:

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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
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