Festival de Berlim 2021 :: Divulgados os filmes da Mostra Geração

Publicado por
Bruno Carmelo

O 71º Festival Internacional de Cinema de Berlim começou, nesta segunda-feira, a divulgar os filmes escolhidos para a edição 2021. A primeira mostra competitiva a ter seus filmes revelados foi a Geração, dedicada aos projetos que abordam a temática da infância e da juventude. No ano passado, o Brasil foi premiado nesta seleção com Meu Nome É Bagdá, mas em 2021, não há títulos brasileiros na lista.

LEIA MAIS
Festival de Berlim 2021 :: Divulgado o cartaz oficial da 71ª edição
Festival de Berlim 2021 :: Conheça os membros do júri e entenda o novo formato
Festival de Berlim 2021 :: Os Últimos Dias de Gilda é selecionado à mostra Berlinale Series

 

Beans

 

A seleção revela um recorte quase exclusivamente europeu, norte-americano e asiático, com apenas um filme latino-americano (uma produção argentina) e nenhum título africano. O comunicado oficial à imprensa admite uma redução no número de títulos escolhidos, mas destaca a variedade de temas e de formatos: há ficções e documentários, além de animações na lista. Descubra os títulos selecionados:

 

Mostra Geração Kplus

Beans, de Tracey Deer (Canadá)
Any Day Now, de Hamy Ramezan (Finlândia)
Summer Blur, de Han Shuai (China)
Short Vacation, de Kwon Min-pyo, Seo Hansol (Coreia do Sul)
Last Days at Sea, de Venice Atienza (Filipinas / Taiwan)
Mission Ulja Funk, de Barbara Kronenberg (Alemanha / Luxemburgo / Polônia)
Nelly Rapp: Monster Agent, de Amanda Adolfsson (Suécia)
Una Escuela en Cerro Hueso, de Betania Cappato (Argentina)

 

Mostra Geração 14plus

Cryptozoo, de Dash Shaw (Estados Unidos)
Fighter, de Jéro Yun (Coreia do Sul)
From the Wild Sea, de Robin Petré (Dinamarca)
The Fam, de Fred Baillif (Suíça)
Ninjababy, de Yngvild Sve Flikke (Noruega)
Stop-Zemlia, de Kateryna Gornostai (Ucrânia)
The White Fortress, de Igor Drljača (Canadá / Bósnia e Herzegovina)

 

Em paralelo, a Berlinale revelou os títulos que compõem a Mostra Retrospectiva, de caráter não-competitivo. Foram escolhidas 27 comédias dos Estados Unidos estreladas por Mae West, Rosalind Russell e Carole Lombard, entre 1932 e 1943. Os filmes pretendem relançar o debate sobre a censura no cinema norte-americano da Era de Ouro, acentuado pelo Código Hays.

Entre os destaques encontram-se A Sereia do Alaska (1936), de Raoul Walsh, Amando Sem Saber (1938), de Michael Curtiz, Jejum de Amor (1940), de Howard Hawks, e Ser ou Não Ser (1942), de Ernst Lubitsch. A primeira fase do Festival de Berlim, em versão reduzida e online, ocorre entre os dias 1 e 5 de março, exclusivamente para a imprensa e a indústria de cinema. O público em Berlim terá sessões ao ar livre entre 9 e 20 de junho.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)