No terceiro dia de anúncios de sua seleção de filmes, o 71º Festival Internacional de Cinema de Berlim revelou os títulos escolhidos para as Mostras Panorama (dedicada a projetos capazes de dialogar com crítica e público), Encounters (seção recente, para filmes ousados de novos autores) e Perspektive Deutsches Kino (para as vozes emergentes do cinema alemão).
Confirmando a tendência das demais seleções, a Berlinale 2021 apresentará um número reduzido de títulos: a Mostra Panorama, que costuma abrigar mais de 40 produções anualmente, terá apenas 19 filmes nesta edição. Mesmo assim, uma boa notícia para o cinema brasileiro: o documentário A Última Floresta, de Luiz Bolognesi, integra a seleção oficial. Trata-se de uma coprodução entre Gullane e Buriti Filmes.
LEIA MAIS
Festival de Berlim 2021 :: Os brasileiros Esquí e Se Hace Camino al Andar são selecionados
Festival de Berlim 2021 :: Divulgado o cartaz oficial da 71ª edição
Festival de Berlim 2021 :: Os Últimos Dias de Gilda é selecionado à mostra Berlinale Series
“Com imagens poderosas, alternando entre a observação documental e sequências encenadas, e densa paisagem sonora, Luiz Bolognesi documenta a comunidade indígena dos Yanomami e representa o ambiente natural ameaçado na Floresta Amazônica”, afirma o comunicado do festival. A seleção inclui outro filme sobre comunidades indígenas: o canadense Night Raiders, de Danis Gaulet.
O cineasta brasileiro já tinha sido selecionado na Berlinale com seu último documentário, Ex-Pajé (2018). O filme venceu o prêmio especial do júri, também na Mostra Panorama. Por enquanto, A Última Floresta se une a Se Hace Camino al Andar, Esquí e a série Os Últimos Dias de Gilda entre os títulos que representam o Brasil na edição 2021. Nesta quinta-feira, 11, serão anunciados os filmes escolhidos para a Mostra Competitiva.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário