Festival de Berlim 2021 :: Os brasileiros Esquí e Se Hace Camino al Andar são selecionados

Publicado por
Bruno Carmelo

Na última segunda-feira, o 71º Festival Internacional de Cinema de Berlim anunciou os títulos selecionados nas Mostras Geração e Retrospectiva. Nesta terça-feira, foram divulgados os filmes que integram as seleções da Mostra Forum (para filmes de linguagem radical e experimental), Forum Expanded (que inclui curtas-metragens e instalações) e Berlinale Shorts (para curtas-metragens).

LEIA MAIS
Festival de Berlim 2021 :: Divulgados os filmes da Mostra Geração
Festival de Berlim 2021 :: Divulgado o cartaz oficial da 71ª edição
Festival de Berlim 2021 :: Conheça os membros do júri e entenda o novo formato

 

O argentino-brasileiro Esquí

 

O Brasil está representado com dois títulos: Se Hace Camino al Andar, de Paula Gaitán, integra a lista de Instalações da Forum Expanded. O filme já tinha sido exibido dentro da retrospectiva reservada à cineasta na Mostra de Tiradentes 2021.

Na Mostra Forum, Esquí, de Manque La Banca, traz uma coprodução entre Brasil e Argentina. O projeto investiga as relações trabalhistas na estação de esqui de Bariloche durante a alta temporada. Os brasileiros Bárbara Wagner e Benjamin de Burca também foram selecionados com o curta-metragem One Hundred Steps, que constitui, no entanto, uma produção franco-alemã.

Descubra a lista completa:

 

Mostra Forum

From Where They Stood, de Christophe Cognet (França / Alemanha)
Anamnesis, de Chris Wright e Stefan Kolbe (Alemanha)
Tzarevna Scaling, de Uldus Bakhtiozina (Rússia)
Esquí, de Manque la Banca (Argentina / Brasil)
The First 54 Years: An Abbreviated Manual for Military Occupation, de Avi Mogravi (França / Finlândia / Israel / Alemanha)
Night Nursery, de Moumouni Sanou (Burkina Faso / França / Alemanha)
The Inheritance, de Ephraim Asili (Estados Unidos)
Come Here, de Anocha Suwichakornpong (Tailândia)
Just a Movement, de Vincent Meessen (Bélgica / França)
Mbah Jhiwo / Ancient Soul, de Alvaro Guerra (Espanha)
No Táxi do Jack, de Susana Nobre (Portugal)
What Will Summer Bring, de Ignacio Ceroi (Argentina)
A River Runs, Turns, Erases, Replaces, de Shengze Zhu (Estados Unidos)
The Good Woman of Sichuan, de Sabrina Zhao (Canadá)
Ste. Anne, de Rhayne Vermette (Canadá)
Taming the Garden, de Salomé Jashi (Suíça / Alemanha / Geórgia)
The Luminous View, de Fabrizio Ferraro (Itália / Espanha)

 

Mostra Forum Expanded – Longas-metragens

Black Bach Artsakh, de Ayreen Anastas e Rene Gabri (Artsaque)
Ploy, de Prapat Jiwarangsan (Tailândia / Singapura)
Seven Years Around the Nile Delta, de Sharief Zohairy (Egito)

 

Mostra Forum Expanded – Curtas-metragens

Songs of the Shirt, de Kerstin Schroedinger (Alemanha)
Lost on Arrival, de PolakVanBekkum (Holanda)
Fury is a Feeling Too, de Cynthia Beatt (Alemanha)
Night for Day, de Emily Wardill (Portugal / Áustria)
13 Ways of Looking at a Blackbird, de Ana Vaz (Portugal)
Autotrofia, de Anton Vidokle (Itália)
The Coast, de Sohrab Hura (Índia)
May June July, de Kevin Jerome Everson (Estados Unidos)
Bicentenario, de Pablo Alvarez Mesa (Colômbia / Canadá)
The Red Filter is Withdrawn, de Minjung Kim (Coreia do Sul)
Mudança, de Welket Bungué (Alemanha / Portugal)
After Life Followed by Red Impasto Jar, de Jonna Kina (Finlândia)
Kapita, de Petna Katondolo (Estados Unidos)
Fatherland, de Moritz Siebert (Alemanha)
Ahorita Frames, de Angelika Levi (Alemanha)

 

Mostra Forum Expanded – Instalações

All of Your Stars are But Dust on my Shoes, de Haig Aivazian (Líbano)
Black Beauty: For a Shamanic Cinema, de Grace Ndiritu (Espanha / Reino Unido / Bélgica)
Those Who Do Not Drown, de Naeem Mohaiemen (Índia / Japão / Suécia)
Medicine and Magic, de Thirza Cuthand (Canadá)
Se Hace Camino al Andar, de Paula Gaitán (Brasil)
Under the White Mask: The Film That Haesaerts Could Have Made, de Matthias De Groof (Bélgica)
The Song of the Shirt, de Kerstin Schroedinger (Alemanha)
Voices and Shells, de Maya Schweizer (Alemanha)
The Wake, de The Living and the Dead Ensemble (Haiti / França / Reino Unido)
The Zama Zama Project, de Rosalind Morris (Estados Unidos / África do Sul / Canadá)

 

Berlinale Shorts (Curtas-metragens)

Motorcyclist’s Happiness Won’t Fit Into His Suit, de Gabriel Herrera (México)
The Men Who Wait, de Truong Minh Quý (França / Indonésia / Singapura)
Blastogenesis X, de Conrad Veit e Charlotte Maria Kätzl (Alemanha)
Your Street, de Güzin Kar (Suíça)
Easter Eggs, de Nicolas Keppens (Bélgica / França / Holanda)
Glittering Barbieblood, de Ulu Braun (Alemanha)
International Dawn Chorus Day, de John Greyson (Canadá)
A Love Song in Spanish, de Ana Elena Tejera (França / Panamá)
Luz de Presença, de Diogo Costa Amarante (Portugal)
More Happiness, de Livia Huang (Estados Unidos)
My Uncle Tudor, de Olga Lucovnicova (Bélgica / Portugal/ Hungria)
One Hundred Steps, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca (França / Alemanha)
One Thousand and One Attempts to Be an Ocean, de Wang Yuyan (França)
Rehearsal, de Michael Omonua (Nigéria)
Young Hearts, de Émilie Vandenameele (França)
Strange Object, de Miranda Pennell (Reino Unido)
Vadim on a Walk, de Sasha Svirsky (Rússia)
Window, de Edgar Jorge Baralt (Estados Unidos)
Day Is Done, de Zhang Dalei (China)
Zonder Meer, de Meltse Van Coillie (Bélgica)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)