Festival de Berlim 2021 :: Os Últimos Dias de Gilda é selecionado à mostra Berlinale Series

Publicado por
Marcelo Müller

Ao longo dos últimos anos o cinema brasileiro vem sendo presença constante no Festival de Berlim, um dos mais importantes do mundo. Agora, as nossas séries começam a ser reconhecidas em terras alemãs. Os Últimos Dias de Gilda (2020), minissérie dirigida por Gustavo Pizzi, protagonizada por Karine Teles e Julia Stockler, foi uma das seis produções selecionadas para integrar a Mostra Berlinale Series. “A seleção de Os Últimos Dias de Gilda para o festival de Berlim confirma que o Canal Brasil está no caminho certo, de apostar em séries originais, com uma assinatura de excelência. Com esse olhar diferenciado, estamos atingindo a qualidade das maiores séries do mundo”, comemora André Saddy, diretor geral do Canal Brasil, que produziu o programa baseado num monólogo.

LEIA MAIS
Independent Spirit Awards 2021 :: Bacurau é indicado a Melhor Filme Internacional
Bacurau eleito o melhor filme estrangeiro no New York Film Critics Awards 2020
Gotham Awards 2020 :: Bacurau é indicado a importante prêmio nos EUA

Na trama, Gilda (Karine Teles) é uma mulher suburbana cuja independência incomoda a vizinhança, principalmente a religiosa e carola Cacilda (Julia Stockler), esposa de Ismael, candidato a vereador por um partido ligado estreitamente a um grupo religioso. “É uma colcha de retalhos geralmente bem costurados, sobretudo nos seus dois primeiros episódios. Os dotes culinários da protagonista são carregados de sensualidade, mas não para reduzir os apontamentos relativos a ela ao viés erótico, à desinibição com que alguns exercem o direito inalienável sobre o querer, mas enquanto forma observar exatamente como Gilda encara a vida. Ela faz tudo com tesão, da atividade cotidiana da criação e posterior abate de porcos e galinhas à impetuosidade com a qual coloca as garras para fora diante da necessidade de fazer prevalecer vontades”, conforme a crítica de Marcelo Müller que você pode ler integralmente aqui.

Vale lembrar que o Festival de Berlim vai acontecer de modo majoritariamente online em 2021, de 1º a 05 de março.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.