20220113 peter von kant papo de cinema

Nós estamos de olho em tudo o que antecede a realização do Festival de Berlim 2022. Nesta quinta-feira, 13, foi anunciado que a 72ª edição do evento terá como filme de abertura Peter von Kant (2022), o mais recente do cineasta francês François Ozon. Com Denis Ménochet, Isabelle Adjani e Hanna Schygulla no seu elenco, a produção é uma reimaginação da obra-prima de Rainer Werner Fassbinder As Lágrimas Amargas de Petra von Kant (1972), mas com a mudança: a inversão de gênero do protagonismo. “Estamos particularmente satisfeitos por receber François Ozon novamente no festival e abrir a próxima edição com seu filme. Para o pontapé inicial deste ano, procurávamos algo que pudesse trazer leveza e entusiasmo ao nosso dia-a-dia sombrio. Peter von Kant é um tour de force cinematográfico que utiliza o conceito de bloqueio. Nas mãos de Ozon, o Kammerspiel torna-se um recipiente perfeito para o amor e o ciúme, a sedução e o humor – ou seja, para tudo o que conecta a vida e a arte”.

LEIA MAIS
Festival de Berlim 2022 mantém formato presencial, mas anuncia mudanças
Festival de Berlim 2022 :: Isabelle Huppert receberá o Urso de Ouro honorário
Festival de Berlim 2022 :: Dois filmes brasileiros integram a primeira seleção

E mais um filme brasileiro foi confirmado em Berlim. Manhã de Domingo (2022), do cineasta Bruno Ribeiro, vai integrar a mostra Berlinale Shorts – dedicada aos curtas-metragens. O curta, que também será exibido no Festival de Tiradentes deste ano, conta a história de uma jovem pianista negra prestes a se apresentar em seu primeiro recital, o que a arremessa numa jornada de conciliação com a memória da mãe falecida. O Festival de Berlim terá exibições à imprensa em dias reduzidos — entre 10 e 16 de fevereiro de 2022, ao invés da data anterior, entre 10 e 20 de fevereiro. Entre 17 e 20 de fevereiro será o período restrito às exibições ao público pagante

20220113 manha de domingo papo de cinema
Cena de “Manhã de Domingo”
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *