20220119 both sides of the blade papo de cinema 800

Na manhã de 19 de janeiro, foram anunciados os últimos filmes que compõem a seleção da Berlinale 2022. Assim, estão revelados os 18 filmes da Mostra Competitiva, que competem pelo Urso de Ouro, além da promissora Mostra Encounters, reservada às propostas ousadas de linguagem. A Berlinale Special se divide entre Gala (para as ficções, quando diretores e atores desfilam pelo tapete vermelho e se apresentam ao público) e a seção de documentários, sem tapete vermelho.
A Mostra Competitiva surpreendeu pela concentração europeia, confirmando uma tendência da curadoria nos últimos três anos. Países sempre representados com pelo menos um filme em disputa pelo Urso de Ouro, a exemplo de Rússia, Japão, Irã e Israel (estes dois últimos, vencedores em edições recentes) estão ausentes. Os veteranos Claire Denis, Paolo Taviani, François Ozon, Hong Sang-soo e Rithy Panh têm seus novos trabalhos exibidos, enquanto o sopro de renovação vem das mulheres: o festival selecionou o trabalho ainda pouco conhecido internacionalmente de Carla Simón, Kamila Andini, Phyllis Nagy e Natalia López Gallardo. O Brasil não tem representantes na Mostra Competitiva em 2022.
LEIA MAIS
Festival de Berlim 2022 :: Fogaréu representa o Brasil na Mostra Panorama
Festival de Berlim 2022 seleciona filmes de Gustavo Vinagre e Adirley Queirós
Festival de Berlim 2022 :: Dois filmes brasileiros integram a primeira seleção

20220119 a piece of sky papo de cinema 750
A Piece of Sky, de Michael Koch

Na seção Encounters, destaque para as novas obras de Arnaud des Pallières e Bertrand Bonello, que normalmente seriam incluídas na Mostra Competitiva. Seriam as propostas radicais demais? A Berlinale Special Gala apresenta os trabalhos mais recentes do mestre Dario Argento e do sempre inventivo Quentin Dupieux, enquanto a Berlinale Special revela documentários dirigidos por Lucrecia Martel e Andrew Dominik.
Confira a lista completa:

Mostra Competitiva
A E I O U: A Quick Alphabet of Love (França/Alemanha), de Nicolette Krebitz
A Piece of Sky (Suíça/Alemanha), de Michael Koch
Alcarràs (Espanha/Itália), de Carla Simón
Before, Now & Then (Indonésia), de Kamila Andini
Both Sides of the Blade (França), de Claire Denis (imagem em destaque acima)
Call Jane (Estados Unidos), de Phyllis Nagy
Everything Will Be OK (França/Camboja), de Rithy Panh
Leonora Addio (Itália), de Paolo Taviani
One Year, One Night (Espanha/França), de Isaki Lacuesta
Peter von Kant (França), de François Ozon
Rabiye Kurnaz vs. George W. Bush (Alemanha/França), de Andreas Dresen
Return to Dust (China), de Li Ruijun
Rimini (Áustria/França/Alemanha), de Ulrich Seidl
Robe of Gems (México/Argentina/Estados Unidos), de Natalia López Gallardo
That Kind of Summer (Canadá), de Denis Côté
The Line (Suíça/França/Bélgica), de Ursula Meier
The Novelist’s Film (Coreia do Sul), de Hong Sang-soo
The Passengers of the Night (França), de Mikhaël Hers

Encounters
A Little Love Package (Áustria/Argentina), de Gastón Solnicki
American Journal (França), de Arnaud des Pallières
Axiom (Alemanha), de Jöns Jönsson
Brother in Every Inch (Rússia), de Alexander Zolotukhin
Coma (França), de Bertrand Bonello
Father’s Day (Ruanda), de Kivu Ruhorahoza
Flux Gourmet (Reino Unido/Estados Unidos/Hungria), de Peter Strickland
Mutzembacher (Áustria), de Ruth Beckermann
Queens of the Qing Dinasty (Canadá), de Ashley McKenzie
See You Friday, Robinson (França/Suíça/Irã/Líbano), de Mitra Farahani
Small, Slow But Steady (Japão/França), de Shô Miyake
Sonne (Áustria), de Kurdwin Ayub
The City and The City (Grécia), de Christos Passalis, Syllas Tzoumerkas
The Death of My Mother (Alemanha), de Jessica Krummacher
Unrest (Suíça), de Cyril Schäublin

Berlinale Special Gala
About Joan (França/Alemanha/Irlanda), de Laurent Larivière
Against the Ice (Islândia/Dinamarca), de Peter Flinth
Dark Glasses (Itália/França), de Dario Argento
Gangubai Kathiawadi (Índia), de Sanjay Leela Bhansali
Good Luck to You, Leo Grande (Reino Unido), de Sophie Hyde
Incredible But True (França/Bélgica), de Quentin Dupieux
The Forger (Alemanha/Luxemburgo), de Maggie Peren
The Outfit (Estados Unidos), de Graham Moore

Berlinale Special
1341 Frames of Love and War (Israel/Reino Unido/Estados Unidos), de Ran Tal
A German Party (Alemanha), de Simon Brückner
Le Chêne (França), de Laurent Charbonnier, Michel Seydoux
Nest (Dinamarca/Islândia), de Hlynur Pálmason
Nothing Lasts Forever (Estados Unidos), de Jason Kohn
Terminal Norte (Argentina), de Lucrecia Martel
This Much I Know To Be True (Reino Unido), de Andrew Dominik

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *