Aos poucos, os festivais de cinema retomam a organização pré-pandemia. O Festival de Berlim anunciou que sua 72ª edição, prevista para ocorrer entre 10 e 20 de fevereiro de 2022, será novamente realizada em formato presencial, com sessões dentro das salas de cinema. Em novembro, serão anunciadas as medidas de proteção obrigatórias, que possivelmente incluirão o uso de máscaras aos frequentadores e a limitação de pessoas por sala.
A Berlinale foi o último festival de 2020 realizado em formato tradicional, no mês de fevereiro. Poucas semanas depois, foi decretado o lockdown em Berlim e na maior parte das cidades europeias. Em 2021, os produtores optaram por uma versão híbrida, dividida em duas partes: primeiro, em fevereiro, apenas de modo online para a imprensa e a indústria, e depois, em junho, presencialmente e ao ar livre para habitantes da cidade.
LEIA MAIS
Cobertura :: 71º Festival Internacional de Cinema de Berlim (2021)
Podcast 2021 #33 :: Festival de Berlim 2021
Cobertura :: 10º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba (2021)
Segundo os diretores artísticos, Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian, “a necessidade de uma experiência presencial no festival e de encontros físicos se tornou uma evidência tanto para a indústria quanto para o público. As experiências destes últimos meses nos mostraram que os eventos presenciais podem ocorrer de modo seguro e bem-sucedido, e são fundamentais para os diálogos e as trocas”.
De fato, o Festival de Veneza 2021, organizado em setembro, retomou as exibições em salas de cinema, com artistas, críticos e demais profissionais da indústria usando máscaras. No caso do Brasil, os festivais de cinema dos últimos meses de 2021 cogitam a manutenção de um formato híbrido, com sessões online e nas salas – caso do Cine Ceará e da Mostra de Cinema de Gostoso.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário