20220118 fogareu papo de cinema 800

Antes mesmo do anúncio dos longas-metragens que disputarão o Urso de Ouro na Competição principal do Festival de Berlim, o Brasil já soma seis produções garantidas na edição 2022. Após a divulgação dos curtas-metragens e longas das mostras Forum e Forum Expanded, chegou a vez de a Mostra Panorama selecionar outro título nacional em sua competição. Esta seção é destinada a produções capazes de dialogar com crítica e público — Que Horas Ela Volta? (2015) e Ex-Pajé (2018), por exemplo, foram exibidos nesta seção.
Agora, Fogaréu (2022) se junta ao grupo. Trata-se do primeiro longa-metragem da cineasta Flávia Neves, em coprodução com a França. Na trama, Fernanda retorna à fazenda da família em Goiás, após muitos anos de separação. No entanto, sua volta confronta os herdeiros às práticas exploratórias que ultrapassam gerações. O elenco inclui Bárbara Colen, Eucir de Souza, Nena Inoue e Fernanda Vianna.
LEIA MAIS
Festival de Berlim 2022 seleciona filmes de Gustavo Vinagre e Adirley Queirós
Festival de Berlim 2022 :: Anunciado o filme de abertura e mais um brasileiro
Festival de Berlim 2022 :: Dois filmes brasileiros integram a primeira seleção

20220118 flavia neves papo de cinema 750
A diretora Flávia Neves

Segundo os organizadores, “Flávia Neves combina terror familiar com a história do colonialismo e da escravidão de maneira virtuosa”. Nos últimos anos, o cinema brasileiro também foi representado na Berlinale com outra premissa de horror baseada na escravidão brasileira, em Todos os Mortos (2020), de Caetano Gotardo e Marco Dutra.
Fogaréu vai disputar o prêmio principal da Mostra Panorama com o francês Nobody’s Hero, do veterano Alain Guiraudie; o mexicano El Norte Sobre el Vacío, de Alejandra Márquez Abella; o queniano No Simple Way Home, de Akuol de Mabior; o sérvio Working Class Heros, de Milos Pusic, e o alemão Grand Jeté, de Isabelle Stever, entre outros.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *