Festival de Berlim 2022 :: M. Night Shyamalan será o presidente do júri

Publicado por
Bruno Carmelo

O Festival de Berlim anunciou o presidente do júri para sua 72ª edição: o diretor M. Night Shyamalan. Isso significa que, entre os dias 10 e 20 de fevereiro de 2022, o cineasta indiano naturalizado norte-americano determinará, junto dos demais jurados, o próximo vencedor do prestigioso Urso de Ouro. A próxima edição do evento será organizada em formato presencial, retomando a estrutura pré-pandemia.
Em comunicado à imprensa, o diretor artístico Carlo Chatrian comemora a escolha: “Estou feliz e honrado que M. Night Shyamalan tenha aceitado o nosso convite de ser o presidente do júri. Em sua carreira, ele construiu um universo onde medos e desejos se encontram lado a lado, onde os jovens são não apenas protagonistas, mas também a força capaz de superar os obstáculos. Dentro da indústria norte-americana, Shyamalan é uma figura única, um diretor que permaneceu fiel à sua visão. Essa integridade ao ideal é algo que também procuramos em nossa seleção”.
LEIA MAIS
M. Night Shyamalan anuncia título de novo suspense
Bilheterias EUA :: Tempo, suspense de M. Night Shyamalan, assume a liderança
Festival de Berlim 2022 confirma edição presencial

O cineasta também se pronunciou: “Sempre me senti como um diretor independente dentro do sistema de Hollywood. São exatamente estes traços diferentes e atípicos em nós que definem nossa voz. Tenho me esforçado para manter essas características em mim e encorajar a outros para protegerem esse aspecto na arte e neles mesmos. O convite para participar da Berlinale é profundamente significativo para mim. Isso representa uma honraria máxima para um cineasta. Poder apoiar e festejar os maiores talentos do mundo no audiovisual é um presente que aceito com felicidade”.
M. Night Shyamalan tem estado bastante ocupado, produzindo um novo filme a cada dois anos. Após Tempo (2021), ele anunciou o título de seu novo projeto, Knock at the Cabin, um suspense cuja sinopse é mantida em segredo. O diretor possui duas indicações ao Oscar, como diretor e roteirista de O Sexto Sentido (1999).

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)