20211210 festival de berlim 2022 papo de cinema cartaz 800

Há poucas semanas, o Festival de Sundance abandonou suas exibições em formato presencial para passar à versão unicamente online. Com medo do aumento de casos de Covid-19, devido à variante Ômicron, diversos eventos preferiram suspender por mais um ano as sessões em sala de cinema — o que também se aplica ao Festival de Roterdã. No entanto, a Berlinale optou por um caminho diferente: o evento alemão segue de modo presencial, embora com mudanças na estrutura.
Agora, as exibições à imprensa ocorrem em dias reduzidos — entre 10 e 16 de fevereiro de 2022, ao invés da data anterior, entre 10 e 20 de fevereiro. Os dias entre 17 e 20 de fevereiro serão restritos às exibições ao público pagante, para que nenhuma projeção traga ao mesmo tempo a imprensa e os espectadores locais. Assim, os organizadores conseguem manter a ocupação máxima de 50% nas salas.
LEIA MAIS
Festival de Berlim 2022 :: Isabelle Huppert receberá o Urso de Ouro honorário
Festival de Berlim 2022 :: Dois filmes brasileiros integram a primeira seleção
Festival de Berlim 2022 :: M. Night Shyamalan será o presidente do júri

20220112 festival de berlim papo de cinema 750

Em contrapartida, as atividades do European Film Market, Berlinale Co-Production Market, Berlinale Talents e World Cinema Fund passam à realização online. Estes eventos de formação e mercado ocorrem via Internet pelo segundo ano consecutivo, o que contribui a reduzir o número de participantes, mantendo uma das atividades mais importantes dos festivais internacionais: as negociações de direitos de exibição dos filmes exibidos com distribuidores do mundo inteiro.
Em paralelo, o festival alemão vai exigir o uso de máscaras durante todas as sessões, além de testes de Covid-19 recentes. Os produtores também decidiram reduzir a presença de artistas no tapete vermelho, impedir festas e confraternizações. Claudia Roth, Ministra da Cultura na Alemanha, declarou:
“Queremos tornar a Berlinale possível, e de acordo com as últimas deliberações, poderemos fazê-lo. Queremos que o festival mande um recado para toda a indústria do cinema, para os exibidores e frequentadores, e para a cultura em geral. Precisamos do cinema, precisamos da cultura. É claro que, nos tempos atuais, isso só é possível com alguns cortes dolorosos e com vigilância constante. A situação pandêmica é dinâmica, e a Berlinale se adapta aos desafios existentes. Vamos ajudar no que for possível”.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *