Boas notícias para o cinema brasileiro no Festival Internacional de Cinema de Berlim: o diretor cearense Karim Aïnouz foi convidado a compor o júri oficial, que entrega o Urso de Ouro e os demais prêmios da mostra competitiva. Ele ajudará o presidente M. Night Shyamalan a escolher as melhores produções entre 18 longas-metragens selecionados na principal seção da 72ª Berlinale.
Os demais membros do júri são: o produtor franco-tunisiano Saïd Ben Saïd (responsável por Synonymes, que venceu Berlim em 2019); a cineasta alemã Anne Zohra Berrached (24 Weeks, 2016), a cineasta zumbabueana Tsitsi Dangarembga (I Want a Wedding Dress, 2011), o diretor japonês Ryûsuke Hamaguchi (Drive My Car, 2021) e a atriz dinamarquesa Connie Nielsen (Liga da Justiça de Zack Snyder, 2021).
LEIA MAIS
Festival de Berlim 2022 :: Claire Denis, Hong Sang-soo e Paolo Taviani disputam o Urso de Ouro, veja lista completa
Festival de Berlim 2022 :: Fogaréu representa o Brasil na Mostra Panorama
Festival de Berlim 2022 seleciona filmes de Gustavo Vinagre e Adirley Queirós
Como de costume, a Berlinale oferece um júri composto por três homens e três mulheres junto ao presidente, ou presidenta, com atenção a diferentes experiências artísticas, e representando uma pluralidade de continentes. Os vencedores serão anunciados pelos jurados no dia 16 de fevereiro de 2022, quando se encerram as projeções de filmes à imprensa. Entre os dias 17 e 20 de fevereiro, os espectadores de Berlim têm a oportunidade de assistir aos títulos de todas as mostras, inclusive os premiados.
O brasileiro-argelino Karim Aïnouz tem uma longa história com o Festival de Berlim. Vivendo atualmente na capital alemã, ele já foi selecionado no evento com os filmes Nardjès A. (2020), Aeroporto Central (2018) e Praia do Futuro (2013). Esta é mais uma consagração para o autor com passagens por Veneza e Cannes, tendo vencido a Mostra Um Certo Olhar neste último com A Vida Invisível (2019).