Festival de Berlim 2023 :: Mais dois títulos brasileiros são confirmados no evento

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Após a formidável surpresa de que Infantaria (2022) se fará presente na sessão Generation 14Plus do Festival de Berlim 2023, mais dois projetos nacionais acabam de ter seus nomes relacionados ao famoso evento alemão. Isso porque, além do curta-metragem dirigido pela alagoana de Laís Santos Araújo, o longa O Estranho (2023), de Flora Dias e Juruna Mallon, e o curta A Árvore (2023), de Ana Vaz, estarão nas mostras Forum e Forum Expanded, respectivamente. Que saber mais sobre cada uma das produções selecionadas? Pois, então, siga o fio!

LEIA MAIS
Festival de Berlim 2023 :: She Came to Me será o filme de abertura
26ª Mostra de Tiradentes :: Revelados os filmes selecionados para a Mostra Aurora
Festival de Berlim 2023 :: Mostras Panorama e Generation divulgam seus filmes. Curta brasileiro é selecionado

Coproduzido entre Brasil e França, O Estranho (2023) tem como principal cenário, segundo divulgado, o Aeroporto de Guarulhos (SP), “um símbolo de progresso e um monumento do mundo globalizado, mas também um marco do agressivo processo de colonização e ocupação do território”. Trata-se de um território indígena e, na história, seguimos personagens cujas vidas se cruzam no dia a dia do trabalho neste chão. Alê, uma funcionária de pista cuja história familiar foi sobreposta pela construção do aeroporto, nos conduz por encontros através dos tempos. As memórias e o futuro dela e de seus companheiros estão permeados por uma questão comum: rastros de um passado em um território em constante transformação. Larissa Siqueira, Antonia Franco, Rômulo Braga, Patricia Saravy, Thiago Calixto e Laysa Costano estão no elenco.

O Estranho (2023), de Flora Dias e Juruna Mallon.

Já o curta A Árvore (2023) é, conforme revelado pelos responsáveis, um “filme-meditação em sequências de 30 segundos”. Nessa ideia, rememora o pai do artista, ligando geografias, tempos, vivos e mortos, com uma espada de metal – a montagem. A empreitada é uma coprodução Espanha e Brasil.

A Árvore (2023), de Ana Vaz.
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br