A edição 2023 do Festival de Berlim acontecerá entre 16 e 26 de fevereiro. Aliás, o Papo de Cinema estará in loco na capital alemã para reportar todos os acontecimentos deste que é um dos principais eventos de cinema do mundo. E, enquanto não sai a lista dos filmes que concorrerão ao tão cobiçado Urso de Ouro, foram divulgados recentemente os exemplares das principais mostras paralelas da programação. Para quem não sabe, essas mostras que ocorrem paralelamente às exibições dos concorrentes aos prêmios principais são partes essenciais de um evento como o Festival de Berlim, pois conferem evidência a exemplares com recortes específicos, agrupando-os para chamar a atenção a determinados aspectos. O lote inicial de obras anunciadas foi das mostras Panorama e Geração, esta na qual temos o brasileiro Infantaria (2022), curta-metragem dirigido pela alagoana de Laís Santos Araújo.
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Panorama
The Burdened, de Amr Gamal (Iêmen/Sudão/Arábia Saudita)
The Cemetery of Cinema, de Thierno Souleymane Diallo (França/Senegal/Guiné/Arábia Saudita)
The Castle, de Martín Benchimol (Argentina/França)
Hello Dankness, de Soda Jerk (Austrália)
Inside, de Vasilis Katsoupis (Grécia/Alemanha/Bélgica)
Iron Butterflies, de Roman Liubyi (Ucrânia/Alemanha)
Passages, de Ira Sachs (França)
Perpetrator, de Jennifer Reeder (EUA)
Reality, de Tina Satter (EUA)
Silver Haze, de Sacha Polak (Holanda/Reino Unido)
The Siren, de Sepideh Farsi (França/Alemanha/Luxemburgo/Bélgica)
Stams, de Bernhard Braunstein (Áustria)
The Quiet Migration, de Malene Choi (Dinamarca)
Transfariana, de Joris Lachaise (França/Colômbia)
Generation Kplus
Aaaah!, de Osman Cerfon (França, curta)
Longing for the World, de Jenna Hasse (Suíça)
Dede Is Dead, de Philippe Kastner (República Tcheca, curta)
To Be Sisters, de Anne-Sophie Gousset, Clément Céard (França, curta)
Just Super, de Rasmus A Sivertsen (Noruega)
Nanitic, de Carol Nguyen (Canadá, curta)
The Properties of Metals, de Antonio Bigini (Itália)
Sea Sparkle, de Domien Huyghe (Bélgica/Holanda)
Waking up in Silence, de Mila Zhluktenko, Daniel Asadi Faezi (Alemanha/Ucrânia, curta)
Generation 14plus
Adolfo, de Sofía Auza (EUA/México)
Before Madrid, de Ilén Juambeltz, Nicolás Botana (Uruguai, curta)
Crushed, de Ella Rocca (Suíça, curta)
Dreams’ Gate, de Negin Ahmadi (Irã/Noruega/França)
Infantaria, de Laís Santos Araújo (Brasil, curta)
Tomorrow Is a Long Time, de Jow Zhi Wei (Singapura/Taiwan/França/Portugal)
The Lost Boys, de Zeno Graton (Bélgica/França)
Sica, de Carla Subirana (Spain)
To Write from Memory, de Emory Chao Johnson (EUA, curta)
“Teremos impressionantes produções independentes de todo o mundo. As muitas obras de cineastas de todo o mundo que estão usando seus filmes para desafiar a guerra, a perseguição sistemática e a opressão são particularmente impressionantes, A tendência para a realização de filmes transnacionais se reflete nas inúmeras inscrições fortes. Tudo isso cria um rico terreno fértil para a Panorama de 2023 ampla e altamente atual”, observou o líder da mostra, Michael Stütz.