Ainda faltam alguns dias para o fim da 73ª edição do Festival de Berlim, mas já tem produção faturando prêmios na capital alemã. Entretanto, não se tratam de filmes. Isso porque The Good Mothers (2023) foi condecorada com o Berlinale Series, troféu do evento destinado às séries televisivas. A principal honraria dessa seção foi dada pelo júri formado por Mette Heeno, André Holland e Danna Stern. Segundo a justificativa do grupo, o programa produzido na Itália “conquistou a todos com seus personagens multifacetados que são tratados com carinho e permitem evoluir diante de nossos olhos”.
LEIA MAIS
Festival de Berlim 2023 :: Spielberg anuncia que transformará “projeto esquecido” de Kubrick em série
Festival de Berlim 2023 :: Último filme de Carlos Saura é exibido no evento
Festival de Berlim 2023 :: Evento começa com Sean Penn destacando a guerra na Ucrânia
“Ficamos emocionados, ansiosos e, por vezes, sem fôlego”, completaram. Na laureada trama inspirada em uma história real, três mulheres corajosas enfrentam a notória máfia ‘Ndrangheta para derrubar um império do crime.
Além do projeto italiano, uma Menção Especial foi dedicada ao seriado norueguês Arkitekten (2023). Nele, quando um projeto para construir mil apartamentos em Oslo é lançado, a arquiteta Julie tem uma ideia: por que não converter estacionamentos subterrâneos vazios em prédios residenciais? Segundo os responsáveis, se trata de uma sátira de um futuro próximo.
Vale lembrar que o Berlinale Series Award é o primeiro prêmio em um festival “nível A” a ser estabelecido especificamente para programas de TV. Com a introdução da honraria em 2015, o Festival de Berlim foi o primeiro evento da lista de gigantes – que também compreende os festivais de Veneza, Cannes, Toronto e Sundance – a destacar a narrativa das séries.
(Notícia redigida a partir de informações obtidas pelo editor-chefe do Papo, Robledo Milani, que está cobrindo a Berlinale 2023 in loco).