Festival de Berlim de 2021 :: Dia #05 – Os últimos concorrentes e um elenco repleto de estrelas

Publicado por
Marcelo Müller

Você pode estar se perguntando: mas como ainda tem festival, se os prêmios já foram anunciados mais cedo? Pois é, coisas que acontecem nos tempos de pandemia. Embora os agraciados com os ursos de Ouro e Prata tenham sido divulgados na manhã desta sexta-feira, 05, o Festival de Berlim 2021 ainda exibiu hoje pela primeira vez alguns concorrentes. Mr. Bachmann and His Class (2021), devidamente premiado, é um documentário com quase quatro horas de duração que fala de um processo educacional bastante específico na Alemanha. O outro filme ainda em competição foi Una Película de Policias (2021), o representante produzido pela Netflix. Um longa curioso, que começa como uma ficção tradicional, mas depois se transforma num documentário sobre a preparação dos atores.

LEIA MAIS
Festival de Berlim 2021 :: Dia #01 – Sci-fi e comédia filmada em segredo são os destaques
Festival de Berlim 2021 :: Dia #02 – Tina Turner, Hong Sang-soo e cheiro de prêmio
Festival de Berlim 2021 :: Dia #03 – Um grande filme, o brasileiro lindo e os títulos enormes
Festival de Berlim 2021 :: Dia #04 – Estreia de um astro, beleza do Japão e um filme muito ruim

E, para fechar a fatura, também assistimos ao filme de encerramento, The Mauritanian (2021), produção inspirada em fatos aterradores sobre um prisioneiro que permaneceu encarcerado durante 14 anos sem ao menos ter sido acusado de qualquer crime. O elenco recheado conta com nomes conhecidos, tais como Jodie FosterTahar RahimShailene WoodleyBenedict Cumberbatch. Enfim, convidamos vocês a curtirem esse último diário breve do Festival de Berlim 2021 produzido por nosso editor Bruno Carmelo.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.