Apesar do aumento da contaminação por Covid-19 na Alemanha, o Festival de Berlim não desistiu da decisão de realizar sua edição 2022 de modo presencial, como vinha fazendo até 2020. O evento, com datas firmadas para os dias 10 a 20 de fevereiro, confirmou que as sessões voltam a ocorrer apenas dentro das salas de cinema, ainda que adotando as medidas sanitárias necessárias.
Os organizadores divulgaram à imprensa o cartaz oficial, ostentando o tradicional urso, símbolo principal do festival, em versão lúdica e simplificada. Segundo a diretora executiva Mariette Rissenbeek, “A arte principal desperta a curiosidade e o bom humor, estimulando o espectador. Gostamos deste conceito desde o princípio. Ele visa despertar a empolgação pelo festival presencial. Estamos ansiosos para celebrar os novos filmes juntos, com nossa plateia e com os artistas”.
LEIA MAIS
Festival de Berlim 2022 :: M. Night Shyamalan será o presidente do júri
Festival de Berlim 2022 confirma edição presencial
Cobertura :: 23º Festival do Rio (2021)

A arte tem autoria de Claudia Schramke, que havia sido responsável pelo cartaz do último ano, dotado de traços semelhantes. Como de costume, este conceito estampará todo o material promocional da Berlinale, além de ser vendido presencialmente aos frequentadores das sessões. Ao contrário das outras edições, que chegaram a ter seis versões do cartaz oficial, o ano de 2022 terá uma única arte central.
Como a próxima edição se inicia em fevereiro, espera-se que a lista de filmes selecionados seja revelada à imprensa internacional por volta do meio de janeiro. Esta constitui uma das principais vitrines internacionais às nossas produções, visto que Berlim sempre se mostrou bastante aberto ao cinema brasileiro. O Papo de Cinema estará presente mais uma vez no evento, trazendo críticas, notícias e entrevistas diárias.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *