Festival de Biarritz

Com a proposta de disseminar o cinema latino, o Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz acontece anualmente desde 1979. E em 2024, o evento, que aconteceu entre os dias 21 e 27 de setembro, contou com festa brasileira. Isso porque três produções nacionais, e mais uma coprodução, saíram condecoradas do festival realizado na costa basca do sudoeste da França.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As apostas nacionais premiadas em Biarritz foram Baby, de Marcelo Caetano, Senhoritas, de Mykaela Plotkin, Utopia Muda, de Julio Matos, e Zafari, de Mariana Rondón. Tais projetos garantiram, respectivamente, as categorias de Melhor Filme de Ficção, Prix Des Biarrots (júri composto pelos habitantes de Biarritz), Menção Especial em Curta-Metragem e Troféu do Júri do Sindicato dos Críticos de Cinema da França. Ainda em Biarritz, Marcelo Caetano também venceu o prêmio de melhor documentário no Bal-Lab – mercado destinado a projetos de longa – por seu novo projeto: Pantera. A seguir, saiba mais sobre os filmes.

Festival de Biarritz
Festival de Biarritz

Dirigido por Mykaela Plotkin, Senhoritas foi rodado em 2022 nas cidades de Recife, Olinda e Cabo de Santo Agostinho. A acompanha Lívia, uma arquiteta aposentada de 70 anos que vive uma rotina regrada cuidando da casa e da neta. A chegada de Luci, uma amiga de juventude com uma personalidade vibrante, abala seu mundo.

LEIA TAMBÉM
CineBH 2024 :: Las Almas é o grande vencedor da 18ª edição
Festival de San Sebastián 2024 :: Profissionais argentinos protestam
Cine Jardim 2024 :: Anunciados os filmes da 8ª edição do evento

Baby contava com destaque pregresso. A aposta de Marcelo Caetano havia sido premiada como Melhor Ator Revelação para Ricardo Teodoro na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024, além de laureada nos festivais de Lima e San Sebastián. Na trama, logo após ser liberado de um Centro de Detenção para jovens, Wellington se vê à deriva nas ruas de São Paulo. Durante uma visita a um cinema pornô, ele conhece Ronaldo, um garoto de programa, que lhe ensina novas formas de sobreviver.

Baby, longa premiado em Biarritz
Baby, longa premiado em Biarritz

Na sequência, Utopia Muda aborda a luta pela democratização da mídia no Brasil, destacando a história da rádio Muda, uma emissora independente que enfrenta desafios por defender a liberdade de expressão. O filme de Julio Matos reflete sobre questões sociais contemporâneas e representa uma voz importante no contexto da mídia brasileira. Por fim, Zafari, coprodução Peru-Venezuela-Brasil- México-França-Chile, é um drama sobre a chegada de um hipopótamo a um pequeno zoológico. O fato desencadeia uma avalanche de conflitos entre vizinhos de classes sociais opostas.

CONFIRA TAMBÉM
Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Gostou do conteúdo sobre o Festival de Biarritz 2024? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *