Com a proposta de disseminar o cinema latino, o Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz acontece anualmente desde 1979. E em 2024, o evento, que aconteceu entre os dias 21 e 27 de setembro, contou com festa brasileira. Isso porque três produções nacionais, e mais uma coprodução, saíram condecoradas do festival realizado na costa basca do sudoeste da França.
SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky
As apostas nacionais premiadas em Biarritz foram Baby, de Marcelo Caetano, Senhoritas, de Mykaela Plotkin, Utopia Muda, de Julio Matos, e Zafari, de Mariana Rondón. Tais projetos garantiram, respectivamente, as categorias de Melhor Filme de Ficção, Prix Des Biarrots (júri composto pelos habitantes de Biarritz), Menção Especial em Curta-Metragem e Troféu do Júri do Sindicato dos Críticos de Cinema da França. Ainda em Biarritz, Marcelo Caetano também venceu o prêmio de melhor documentário no Bal-Lab – mercado destinado a projetos de longa – por seu novo projeto: Pantera. A seguir, saiba mais sobre os filmes.
Dirigido por Mykaela Plotkin, Senhoritas foi rodado em 2022 nas cidades de Recife, Olinda e Cabo de Santo Agostinho. Acompanha Lívia, uma arquiteta aposentada de 70 anos que vive uma rotina regrada cuidando da casa e da neta. A chegada de Luci, uma amiga de juventude com uma personalidade vibrante, abala seu mundo.
LEIA TAMBÉM
– CineBH 2024 :: Las Almas é o grande vencedor da 18ª edição
– Festival de San Sebastián 2024 :: Profissionais argentinos protestam
– Cine Jardim 2024 :: Anunciados os filmes da 8ª edição do evento
Já Baby contava com destaque pregresso. A aposta de Marcelo Caetano havia sido premiada como Melhor Ator Revelação para Ricardo Teodoro na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024, além de laureada nos festivais de Lima e San Sebastián. Na trama, logo após ser liberado de um Centro de Detenção para jovens, Wellington se vê à deriva nas ruas de São Paulo. Durante uma visita a um cinema pornô, ele conhece Ronaldo, um garoto de programa, que lhe ensina novas formas de sobreviver.
Na sequência, Utopia Muda aborda a luta pela democratização da mídia no Brasil, destacando a história da rádio Muda, uma emissora independente que enfrenta desafios por defender a liberdade de expressão. O filme de Julio Matos reflete sobre questões sociais contemporâneas e representa uma voz importante no contexto da mídia brasileira. Por fim, Zafari, coprodução Peru-Venezuela-Brasil- México-França-Chile, é um drama sobre a chegada de um hipopótamo a um pequeno zoológico. O fato desencadeia uma avalanche de conflitos entre vizinhos de classes sociais opostas.
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
Gostou do conteúdo sobre o Festival de Biarritz 2024? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais!