Festival de Brasília 2020 é cancelado por falta de dinheiro

Publicado por
Francisco Russo

Pela quarta vez em sua história, o Festival de Brasília não será realizado. O anúncio foi feito por Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, que declarou que a verba reservada para a realização do evento foi contingenciada devido à pandemia de COVID-19.

De acordo com o orçamento anual, estavam previstos R$ 3 milhões para o Festival de Brasília 2020, quantia que foi requerida pela Secretaria de Economia para cobrir a perda de recursos e os novos gastos decorrentes da crise. “Hoje não consigo nem mesmo limpar os equipamentos públicos de uma pichação, por exemplo, porque não temos dinheiro”, declarou o secretário, em entrevista ao Correio Braziliense.

Segundo Bartolomeu, foram analisadas alternativas em relação ao formato habitual do festival, tradicionalmente realizado no Cine Brasília, como a adoção de drive-ins e até mesmo plataformas de streaming, a partir de conversas com Netflix, Amazon Prime Video, Facebook e Instagram. “Estávamos muito animados e com a possibilidade de realizarmos um festival totalmente diferenciado, instigante, inovador, fazendo jus à sua tradição [..] Porém, com o orçamento contingenciado, ficamos sem um tostão furado para realizá-lo.”

Mais antigo festival de cinema no país, o Festival de Brasília teve sua primeira edição em 1965 por iniciativa de Paulo Emílio Salles Gomes, professor da universidade local e ícone da crítica brasileira. Ao longo de sua história, não foi realizado apenas entre 1972 e 1974, devido a pressões decorrentes da ditadura militar. Sua não-realização neste ano é (mais) uma perda irreparável, não só para a história do evento mas, especialmente, para o cinema brasileiro como um todo.

Sessão do Festival de Brasília 2018, no lotado Cine Brasília

 

LEIA MAIS:
Festival de Gramado 2020 é adiado
Olhar de Cinema 2020 tem nova data
44ª Mostra de São Paulo :: Festival abre inscrições para longas-metragens

 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista e crítico de cinema. Fundador e editor-chefe do AdoroCinema por 19 anos, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), autor de textos nos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros", "Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais", "Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais" e "Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais". Situado em Lisboa, é editor em Portugal do Papo de Cinema.

Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)