Festival de Brasília 2024 :: Confira a lista de filmes selecionados para a 57ª edição do evento
Publicado por
Victor Hugo Furtado
Pela 57ª vez, a capital nacional terá os holofotes do audiovisual brasileiro voltados para si. No local, acontece o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acaba de revelar os títulos que integrarão a edição 2024 e o nome de Zezé Motta como homenageada. Neste ano, o evento – considerado um dos mais importantes festivais do circuito nacional – acontecerá de 30 de novembro a 07 de dezembro, no Cine Brasília (Asa Sul EQS 106/107). Siga o fio para saber mais!
Segundo revelado pelos responsáveis, serão exibidos 79 filmes, distribuídos em nove mostras, sendo elas: as tradicionais Competitiva Nacional e Mostra Brasília, três mostras paralelas, sessões especiais, exibições de mercado, Festivalzinho e FestUni, com produções universitárias. Além de um volume ampliado de filmes, a 57ª edição apresenta como novidade uma estrutura inédita montada ao redor do Cine Brasília. A Arena do Festival de Brasília, que já comporta a tradicional praça de alimentação e a área de convivência, neste ano agregará mais três auditórios.
E o primeiro Troféu Candango do Festival de Brasília 2024 já tem dona: Zezé Motta. Aos 80 anos, a artista nascida em Campos dos Goytacazes é uma das figuras mais icônicas e respeitadas do cinema brasileiro, com uma trajetória que abrange cinco décadas de atuação. Iniciou sua carreira artística na música e depois se consolidou como atriz, especialmente após seu papel de destaque em Xica da Silva (1976), de Cacá Diegues. Com uma filmografia extensa, participou de produções memoráveis, como Quilombo (1984) e Orfeu (1999), sempre trazendo à tona questões raciais e sociais. Além da telona, Zezé também deixou sua marca na televisão, com papéis importantes em novelas e séries, como Corpo a Corpo (1984) e Kananga do Japão (1989).
Vale lembrar que o 57º Festival de Brasília apresentará seis longas e 12 curtas na Mostra Competitiva Nacional, selecionados entre 1.180 títulos (953 curtas e 227 longas) inscritos. A seguir, fique com a lista:
Malvinas: O Diário de Uma Guerra (Brasil/Argentina/Portugal), de Ricardo Pereira e Eugenia Moreyra
Kubrusly: Mistério Sempre Há de Pintar Por Aí (SP/RJ/BA), de Caio Cavechini e Evelyn Kuriki
FESTUNI
Fui na Feira (SP), de Ana Carolina Aliaga e Vitória Marques
Cida Tem Duas Sílabas (SP), de Giovanna Castellari
Néctar do Tempo (BA), de Pedro Rodrigues
Desconserto (CE), de Haniel Lucena
Anderson Automóveis (DF), de João Monteiro
Noites em Claro (CE), de Elvis Alves
Penumbra (SP), de Johnathan Aguiar
Pálido Ponto Vermelho (PA), de Kalel Pessôa, Arthur Oliveira e Lucas Chefe
Caboclinho (PE), de João Marcelo
Coaxo (RS), de Cecília Silva Martinez
Retorno (DF), de Arthur Paiosi
Eu Faço Loucuras por Você (SP), de Gabriela Queiroz
Deus Não Deixa (RJ), de Marçal Vianna
Manchas de Sol (RS), de Martha Mariot
Sagrada Travesti do Evangelho (GO), de Júlia F. Cândida
Monalisa (MG) de Tainá Lima
No Avesso do Espelho (SP), de Beatriz Sampaio
Queda (MG), de Pedro d’Melo e Arthur Assis
Entre Sonhos e Barracos (MG), de Arthur Quadra, Carol Alves, Gabriel Pimenta, Giovanna Moraes, Marcelle Won Held, Maria Julia Max, Micaella Matias e Tainá Lima
Gostou do conteúdo sobre o Festival de Brasília? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br