Foram divulgados nessa semana os títulos que farão parte das mostras competitivas do Festival de Brasília 2018. Em sua 51ª edição, serão apresentados nove longas e 12 curtas-metragens na disputa do Troféu Candango. O evento, que será realizado entre os dias 14 e 23 de setembro, contará com três longas de São Paulo e dois de Minas Gerais. Bahia, Distrito Federal, Pernambuco e Rio de Janeiro têm um representante cada.
Entre os longas de 2018, Los Silencios (2018), exibido no Festival de Cannes, e Bixa Travesty (2018), apresentado no Festival de Berlim, estão em destaque. Participaram da seleção Eduardo Valente, diretor artístico do festival, a professora e pesquisadora Beatriz Furtado, a cineasta e coordenadora do FestUni Brasília Érika Bauer, o escritor e cineasta Erly Vieira Jr, e o crítico de cinema e curador Heitor Augusto.
Já a seleção dos curtas ficou à cargo da professora e pesquisadora Amaranta Cesar, da pesquisadora e curadora Janaína Oliveira, do programador e editor Leonardo Bonfim, e da produtora e curadora Thay Limeira. A programação completa será divulgada em coletiva de imprensa no dia 8 de agosto, no Cine Brasília. E, é claro, o Papo de Cinema já confirmou presença no evento, e estará na capital federal acompanhando de perto todas as sessões, debates, entrevistas e muito mais. Confira a lista dos selecionados abaixo:
LONGAS
CURTAS
(Fonte: Um Nome Produção e Comunicação)