Os livros abordam assuntos que dialogam com o cinema ou tratam diretamente do tema. Cinema – apontamentos para uma história, de Sérgio Moriconi, recupera a história do cinema em Brasília. Poéticas da mídia: midiatizações, discursividades, imagens, de Goiamérico Felício Carneiro dos Santos e Tânia Marcia Cezar Hoff, reflete sobre a linguagem da contemporaneidade.
A criatividade midiática e os desafios da comunicação são temas de duas obras de Gustavo de Castro: Mídia e Imaginário e Comunicação e Transcendência. Já a utilização do som no cinema e sua influência na estética final é o tema abordado em O Cinema – uma arte sonora, de Virgína Flores.
Entre os DVDs, destaque para o lançamento de algumas raridades, como a série Mundo à Parte, filmada pelo cineasta sueco Arne Sucksdorff durante o período em que viveu no Pantanal Mato-grossense. A série retrata as viagens feitas por ele e sua esposa, Maria da Graça, na década de 1970. O DVD traz como extra o documentário de Joel Pizzini, O Elogio da Graça.
Também será lançado em DVD o celebrizado filme Barra 68 – sem perder a ternura (2001), do documentarista Vladimir Carvalho, que mostra desde o esforço de Darcy Ribeiro em criar a Universidade de Brasília, em 1964, até a invasão da Universidade, em 1968.
Além disso, ainda serão lançados dois DVDs do premiado documentarista Joel Pizzini: Cinema e Poesia e Anabazys. O primeiro integra quatro curtas de Pizzini bastante premiados: Caramujo-Flor (1988), Enigma de um dia (1996), Glauces, Estudo de um Rosto (2001) e Dormente (2006). O segundo, co-dirigido por Paloma Rocha e Joel Pizzini, é um prolongamento de A Idade da Terra, (1980), o filme-testamento de Glauber Rocha.
A 46ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro acontece até o dia 24 de setembro. A programação completa pode ser encontrada no site http://www.festbrasilia.com.br/.
Fonte: Objeto Sim