Festival de Cannes 2021 :: Anunciada a seleção, incluindo filme de Karim Aïnouz

Publicado por
Bruno Carmelo

Na manhã desta quinta-feira, o Festival de Cannes 2021 revelou os filmes selecionados para suas principais mostras. Seguindo os protocolos sanitários na França, que permitirão a lotação completa de salas de cinema a partir do mês de julho, o evento realizará uma edição inteiramente presencial, entre os dias 6 e 17 de julho.

Para o cinema brasileiro, a boa notícia se encontra na escolha de O Marinheiro das Montanhas (2021), de Karim Aïnouz, entre as sessões especiais. O documentário resgata as origens argelinas do cineasta, através da história de amor de seus pais. De modo geral, as produções latino-americanas são raras na seleção deste ano, que privilegiou grandes nomes europeus e norte-americanos, muitos deles premiados em edições anteriores.

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O diretor artístico Thierry Frémaux e o presidente de Cannes, Pierre Lescure, apresentam a seleção 2021

 

Assim, a mostra competitiva traz as novas obras de Leos Carax, Paul Verhoeven, Jacques Audiard, Wes Anderson, Nanni Moretti, François Ozon e Asghar Farhadi. A húngara Ildikó Enyedi e o israelense Nadav Lapid, vencedores recentes do Festival de Berlim, também foram incorporados à seleção de Cannes. A França conta com sete representantes entre os 24 filmes escolhidos.

Ao se focar em cineastas já consagrados, o diretor artísticos Thierry Frémaux deixou as obras de artistas iniciantes às sessões paralelas. As demais mostras incluem filmes sobre a banda The Velvet Underground, uma obra coletiva a respeito da pandemia de coronavírus, e um documentário sobre Jane Birkin, realizado pela filha, Charlotte Gainsbourg. Confira a lista completa de títulos selecionados:

 

Mostra Competitiva

Annette (filme de abertura), de Leos Carax (França)
The Story Of My Wife, de Ildikó Enyedi (Hungria)
Benedetta, de Paul Verhoeven (Holanda)
Bergman Island, de Mia Hansen-Love (França)
Drive My Car, de Ryusuke Hamaguchi (Japão)
Flag Day, de Sean Penn (Estados Unidos)
Ahed’s Knee, de Nadav Lapid (Israel)
Casablanca Beats, de Nabil Ayouch (Marrocos)
Compartment No.6, de Juho Kuosmanen (Finlândia)
The Worst Person In The World, de Joachim Trier (Noruega)
La Fracture, de Catherine Corsini (França)
The Restless, de Joachim Lafosse (Bélgica)
Paris 13th District, de Jacques Audiard (França)
Lingui, de Mahamat-Saleh Haroun (Chade)
Memoria, de Apichatpong Weerasethakul (Tailândia)
Nitram, de Justin Kurzel (Austrália)
France, de Bruno Dumont (França)
Petrov’s Flu, de Kirill Serebrennikov (Rússia)
Red Rocket, de Sean Baker (Estados Unidos)
A Crônica Francesa, de Wes Anderson (Estados Unidos)
Titane, de Julia Ducournau (França)
Tre Piani, de Nanni Moretti (Itália)
Tout S’est Bien Passé, de François Ozon (França)
A Heros, de Asghar Farhadi (Irã)

 

Mostra Um Certo Olhar

Moneyboys, de C.B Yi (Áustria)
Blue Bayou, de Justin Chon (Estados Unidos)
Freda, de Gessica Généus (Haiti)
House Arrest, de Alexey German Jr. (Rússia)
Bonne Mère, de Hafsia Herzi (França)
Noche de Fuego, de Tatiana Huezo (México)
Lamb, de Valdimar Jóhansson (Islândia)
Commitment Hasan, de Hasan Semih Kaplanoglu (Turquia)
After Yang, de Kogonada (Estados Unidos)
Let There Be Morning, de Eran Kolirin (Israel)
Unclenching The Fists, de Kira Kovalenko (Rússia)
Women Do Cry, de Mina Mileva e Vesela Kazakova (Bulgária)
Rehana Maryam Noor, de Abdullah Mohammad Saad (Bangladesh)
Great Freedom, de Sebastian Meise (Áustria)
La Civil, de Teodora Ana Mihai (Romênia / Bélgica)
Gaey Wa’r, de Na Jiazuo (China)
The Innocents, de Eskil Vogt (Noruega)
Un Monde, de Laura Wandel (Bélgica)

 

Fora de Competição

De Son Vivant, de Emmanuelle Bercot (França)
Emergency Declaration, de Han Jae-Rim (Coreia do Sul)
The Velvet Underground, de Todd Haynes (Estados Unidos)
Bac Nord, de Cédric Jimenez (França)
Aline, The Voice of Love, de Valérie Lemercier (França)
Stillwater, de Tom McCarthy (Estados Unidos)

 

Sessão da Meia-Noite

Bloody Oranges, de Jean-Christophe Meurisse (França)

 

Cannes Premiere

Hold Me Tight, de Mathieu Amalric (França)
Cow, de Andrea Arnold (Reino Unido)
Love Songs For Tough Guys, de Samuel Benchetrit (França)
Deception, de Arnaud Desplechin (França)
Jane Par Charlotte, de Charlotte Gainsbourg (França)
In Front of Your Face, de Hong Sang-soo (Coreia do Sul)
Mothering Sunday, de Eva Husson (França)
Evolution, de Kornél Mundruczo (Hungria)
Val, de Ting Poo e Leo Scott (Estados Unidos)
JFK Revisited: Through The Looking Glass, de Oliver Stone (Estados Unidos)

 

Sessões Especiais

O Marinheiro das Montanhas, de Karim Aïnouz (Brasil)
Black Notebooks, de Shlomi Elkabetz (Israel)
Babi Yar. Context, de Sergei Loznitsa (Ucrânia)
H6, de Yé Yé (França)
The Year of The Everlasting Storm, de Jafar Panahi (Irã), Anthony Chen (Singapura), Malik Vitthal (Estados Unidos), Laura Poitras (Estados Unidos), Dominga Sotomayor (Chile), David Lowery (Estados Unidos) e Apichatpong Weerasethakul (Tailândia)

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

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