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Depois de uma edição 2020 basicamente feita de uma seleção simbólica, o Festival de Cannes aconteceu em 2021 de forma presencial e, segundo especialistas, foi um enorme sucesso. Mas, foi necessário mais que empenho e organização para as coisas funcionarem bem. De acordo com uma matéria da revista norte-americana Variety, o evento gastou algo em torno de US$ 1 milhão apenas em testes da Covid-19. Os aproximadamente 28.000 participantes tiveram de fazer testagens regulares, mesmo que os membros da União Europeia pudessem contornar esse procedimento ao apresentar um comprovante de vacinação. A disseminação da variante Delta foi uma grande preocupação dos organizadores, aliás, como vem sendo mundo afora. Por enquanto não houve relatos de surtos entre as pessoas que frequentaram os espaços do festival nas suas duas semanas.

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Rolou um pouco de tensão em Cannes quando antes mesmo do evento começar a atriz Léa Seydoux, que estava em três filmes exibidos no evento, cancelou sua viagem ao ser diagnosticada com Covid-19. Alguns temeram que fosse o começo de uma onda de casos, o que felizmente não aconteceu. “Foi um festival maravilhoso e também excepcional. Conseguimos dar certo no momento certo e em condições que foram quase normais graças a um protocolo inteligente e responsável”, disse Thierry Frémaux, o diretor artístico do festival. Vale lembra que na França começarão em breve a vigorar novas regras para a ocupação de espaços culturais, incluindo aí as salas de cinema. Para detalhes sobre isso, confira uma das notícias relacionadas acima.

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Karim Aïnouz, Walter Salles e a equipe de Marinheiro das Montanhas no Festival de Cannes 2021. Foto: Sébastian Nogier
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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

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