Nesta quinta-feira, 10 de junho, o Festival de Cannes 2021 anunciou nove filmes que completam a 74ª edição, em diferentes mostras. A adição de títulos após o anúncio representa uma prática comum: a cada ano, diversos filmes recebem a aprovação ou o convite dos curadores, porém os diretores e produtores temem não concluírem a obra a tempo da exibição. Com as confirmações de última hora, novos títulos são introduzidos à lista.
Nenhum dos projetos anunciados disputará a Palma de Ouro, visto que a competição oficial deste ano já conta com a quantidade excepcionalmente grande de 24 filmes. Em contrapartida, foram acrescentados quatro sessões especiais, dois novos títulos para a Sessão da Meia-Noite (que contava apenas com um filme até então), além de uma animação e um trabalho de estreia. Entre as nove adições, cinco correspondem a produções francesas, reforçando a escolha dos curadores por uma edição focada na cinematografia nacional.
LEIA MAIS
Festival de Cannes 2021 :: O brasileiro Medusa integra a Quinzena dos Realizadores
Festival de Cannes 2021 :: Anunciada a seleção, incluindo filme de Karim Aïnouz
Festival de Cannes 2021 :: Jodie Foster receberá a Palma de Ouro honorária
Os destaques ficam por conta de Where is Anne Frank? (2021), nova animação do israelense Ari Folman após a consagração de Valsa com Bashir (2008). O cineasta traz à atualidade o legado do Diário de Anne Frank, em sessão fora de competição. No Cannes Première, Gaspar Noé apresenta um inesperado documentário: Vortex (2021), sobre os últimos anos do casal formado por Dario Argento e Françoise Lebrun.
Já as sessões especiais contam com New Worlds, Cradle of a Civilization, descrito pela organização como “a festa de Bill Murray“. O projeto parte de um concerto organizado pelo ator e por três músicos em Atenas, combinando música, literatura e cinema. Agora, a gravação do show será apresentada em versão interativa em Cannes, com a presença do ator e dos músicos.
Confira os nove títulos adicionados:
Fora de Competição
Where Is Anne Frank?, de Ari Folman (Israel)
Cannes Première
Vortex, de Gaspar Noé (Argentina, Itália)
Um Certo Olhar
Mes Frères et Moi, de Yohan Manca (França)
Sessão da Meia-Noite
Tralala, de Arnaud Larrieu e Jean-Marie Larrieu (França)
Suprêmes, de Audrey Estrougo (França)
Sessão Especial
New Worlds, the Cradle of a Civilization, de Andrew Muscato (Grécia, Estados Unidos)
Mi Iubita, Mon Amor, de Noémie Merlant (França)
Les Héroïques, de Maxime Roy (França)
Are You Lonesome Tonight?, de Wen Shipei (China)