Na última quarta-feira, 1 de junho, o Festival Internacional de Cinema de Cannes 2021 anunciou a personalidade homenageada com a Palma de Ouro honorária. A atriz Jodie Foster receberá o reconhecimento do maior festival de cinema do mundo, seguindo os passos de Agnès Varda, Jeanne Moreau e Jane Fonda.
“Cannes é um festival ao qual eu devo tanto, porque ele mudou completamente a minha vida”, declarou a atriz em comunicado oficial à imprensa. “Embora eu já tivesse dirigido antes, minha primeira vez na Croisette foi um momento importante para mim. Mostrar um dos meus filmes aqui sempre tinha sido meu sonho. Na verdade, eu tive diversas oportunidades de concretizar esse sonho. Cannes é um festival de diretores-autores, que honra os artistas. Fico muito grata por isso”.
LEIA MAIS
5+1 :: Jodie Foster
Festival de Cannes 2021 :: Novo filme de Leos Carax abrirá o evento em julho
Festival de Cannes 2021 :: Spike Lee será o presidente do júri (de novo)
De fato, Jodie Foster sempre foi muito apreciada pelos organizadores do evento francês, que exibiram seu trabalho como diretora em Um Novo Despertar (2011), além de sete produções estreladas pela atriz, incluindo o primeiro filme de sua carreira, Taxi Driver (1976), quando tinha apenas 13 anos. O filme de Martin Scorsese venceu a Palma de Ouro, prêmio máximo do festival de Cannes.
A homenagem chega num período calmo na carreira da artista: desde O Mauritano (2021), drama pelo qual venceu o Globo de Ouro, ela não possui outros projetos agendados para os próximos anos. Sua última experiência na direção ocorreu com episódios das séries Contos do Loop (2020) e Black Mirror (2017). Foster também produziu Be Natural: A História Não Contada da Primeira Cineasta do Mundo (2018).