20210615 cantareira papo de cinema

Nesta terça-feira, 15, foram anunciados mais três filmes brasileiros na seleção do Festival de Cannes 2021. Sideral (2021), de Carlos Segundo, e Céu de Agosto (2021), de Jasmin Tenucci, concorrerão à tão cobiçada Palma de Ouro na categoria curta-metragem. Já Cantareira (2021), de Rodrigo Ribeyro, estará na mostra Cinéfondation, cujo foco são estudantes e seus primeiros filmes. Neste caso, o curta foi realizado como trabalho de conclusão de curso da Academia Internacional de Cinema de São Paulo. “É uma notícia que dá energia (…) O filme acompanha uma mudança que hoje acontece na Serra da Cantareira. Há um impacto econômico, ambiental e social que tem seus prós e contras, suas ambiguidades. Por conta disso, há vários aspectos documentais como, por exemplo, a locação da cena final, a Pedreira do Dib, que neste momento está sendo fortemente descaracterizada”, diz Rodrigo.

LEIA MAIS
Festival de Cannes 2021 :: O brasileiro Medusa integra a Quinzena dos Realizadores
Festival de Cannes 2021 :: Anunciada a seleção, incluindo filme de Karim Aïnouz
Festival de Cannes 2021 :: Jodie Foster receberá a Palma de Ouro honorária

Vale lembrar que o Festival de Cannes acontece entre 7 e 17 de julho, isso depois de ter uma edição apenas simbólica em 2020 por conta dos efeitos da pandemia da Covid-19. Anteriormente, já estavam confirmados no evento de 2021 os também brasileiros O Marinheiro das Montanhas (2021), documentário-ensaio de Karim Aïnouz – sessão especial –, e Medusa (2021), de Anita Rocha da Silveira – Quinzena dos Realizadores. É o cinema brasileiro fazendo bonito internacionalmente, apesar dos pesares (leia-se a política de desmonte do governo federal).

20210615 medusa papo de cinema
Cena de “Medusa”
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *