Festival de Cannes 2021 :: Noite de Fogo, coprodução Brasil-México, é premiado

Publicado por
Bruno Carmelo

Mais uma notícia empolgante para o cinema brasileiro, após o prêmio vencido pelo curta-metragem Cantareira na Mostra Cinefondation. A Mostra Um Certo Olhar, a segunda mais prestigiosa do evento, anunciou os vencedores, incluindo uma menção honrosa para Noite de Fogo (2020), coprodução entre México e Brasil (via produtora Desvia).

O filme dirigido pela estreante Tatiana Huezo apresenta um vilarejo nas montanhas mexicanas onde as famílias sofrem com ataques da milícia, além de abuso policial e sequestros. Conforme três garotinhas crescem, elas percebem o desaparecimento das colegas, e começam a compreender a violência praticada contra as mulheres. O trio precisa decidir se abandona a cidade onde nasceu ou permanece na região. A distribuição brasileira ocorre pela Vitrine Filmes, em data a definir.

LEIA MAIS
Festival de Cannes 2021 :: O brasileiro Cantareira é premiado no Cinefondation
Festival de Cannes 2021 :: Karim Aïnouz denuncia “governo genocida” de Bolsonaro
Festival de Cannes 2021 :: Para Sean Penn, situação no Brasil é de “desespero”

Noite de Fogo

O prêmio principal da Mostra Un Certain Regard (no original) foi entregue ao filme russo Unclenching the Fists (2021), de Kira Kovalenko. A trama apresenta uma jovem que tenta se livrar do ambiente doméstico abusivo. O segundo prêmio ficou com o drama austríaco-alemão Great Freedom (2021), de Sebastian Meise, sobre o relacionamento entre dois homens encarcerados por homossexualidade no período pós-guerra.

O júri também atribuiu um Prêmio de Elenco para o francês Good Mother (2021), de Hafsia Herzi; além do Prêmio Coragem para o belga-romeno-mexicano La Civil (2021), de Teodora Ana Mihai, e Prêmio Originalidade para o islandês Lamb (2021), de Valdimar Johannsson. O Brasil venceu o prêmio máximo da Mostra Um Certo Olhar em 2019, com A Vida Invisível, de Karim Aïnouz.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)