20210716 cantareira papo de cinema 800

Enquanto a Mostra Competitiva do Festival de Cannes 2021 ainda apresenta os filmes na disputa pela Palma de Ouro, as sessões paralelas já começam a entregar seus prêmios. Na Mostra Cinéfondation, dedicada aos curtas-metragens realizados em escolas de cinema do mundo inteiro, o cinema brasileiro foi recompensado com o terceiro lugar.

O júri incluindo cineastas aclamados como Alice Winocour e Nicolas Pariser entregou o troféu principal ao belga L’Enfant Salamandre, de Théo Degen (da escola INSAS). Já o segundo prêmio ficou com o sul-coreano Cicada, de Yoon Daewoen, representante da Korea National University of Arts. O terceiro lugar foi dividido entre o brasileiro Cantareira, de Rodrigo Ribeyro (da Academia Internacional de Cinema) e o romeno Prin Oras Circula Scurte Povesti de Dragoste, de Carina-Gabriela Dasovenau (da UNATC IL Caragiale).

LEIA MAIS
Festival de Cannes 2021 :: Para Sean Penn, situação no Brasil é de “desespero”
Festival de Cannes 2021 :: Karim Aïnouz denuncia “governo genocida” de Bolsonaro
Festival de Cannes 2021 :: Spike Lee chama Bolsonaro de gângster na abertura do evento

20210716 cantareira papo de cinema 1200
Cantareira

O curta brasileiro Cantareira traz a história de Bento (Emiliano Favacho), um jovem que trabalha no centro de São Paulo. Quando busca um emprego melhor na Serra da Cantareira, onde fica a casa do avô, encontra um espaço muito diferente do que esperava. Rodrigo Ribeyro assina a direção, roteiro e montagem, enquanto Dani Drumond faz a direção de fotografia, e Uirá Ozzetti se encarrega do som.

Pela vitória, o filme recebe € 7,5 mil. O cinema nacional ainda tem outras oportunidades de prêmio no Festival de Cannes, a exemplo da ficção Medusa, de Anita Rocha da Silveira, que concorre na Quinzena dos Realizadores. Já o documentário Marinheiro das Montanhas, de Karim Aïnouz, foi exibido em Sessão Especial e não disputa prêmios.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *