20210608 anita rocha da silveira papo de cinema 800

Boa notícia para o cinema brasileiro! Após a seleção de O Marinheiro das Montanhas (2021) de Karim Aïnouz em sessão especial do Festival de Cannes, a Quinzena dos Realizadores divulgou sua lista de filmes, incluindo o brasileiro Medusa (2021), de Anita Rocha da Silveira. A cineasta já tinha apresentado o curta-metragem Os Mortos-Vivos nesta mostra paralela do evento francês em 2012.

Livremente adaptado da personagem mitológica, Medusa efetua uma leitura contemporânea do controle social sobre os corpos e identidades femininas. Na trama, situada num Brasil conservador e neopentecostal, uma garota forçada a manter sua “pureza” inicia uma rebelião contra as normas. O projeto produzido por Vânia Catani (Bananeira Filmes) reúne fantasia, horror e humor. Lara Tremouroux e Mariana Oliveira interpretam os papéis principais.

LEIA MAIS
Festival de Cannes 2021 :: Anunciada a seleção, incluindo filme de Karim Aïnouz
Festival de Cannes 2021 :: Jodie Foster receberá a Palma de Ouro honorária
Festival de Cannes 2021 :: Spike Lee será o presidente do júri (de novo)

 

20210608 medusa papo de cinema 1200 1
Medusa, de Anita Rocha da Silveira

 

O projeto integra uma seleção fortíssima, que inclui os novos trabalhos do português Miguel Gomes (Diários de Otsoga), Alice Rohrwacher (Futura), Emmanuel Carrère (Between Two Worlds), Joanna Hogg (The Souvenir – Part II) e Radu Muntean (Întregalde). A Quinzena dos Realizadores ocorre entre os dias 7 e 17 de julho.

Anita Rocha da Silveira tem desenvolvido uma trajetória premiada dentro do cinema brasileiro. Explorando as ferramentas do cinema de gênero para discutir questões sociais, dirigiu O Vampiro do Meio-Dia (2008), Handebol (2010) e Os Mortos-Vivos (2012), antes de elaborar seu primeiro longa-metragem, Mate-me Por Favor (2015). A trama sobre uma onda de assassinatos envolvendo garotas adolescentes integrou a seleção dos festivais de Veneza e SXSW, além de vencer os prêmios de melhor atriz (Valentina Herszage) e melhor direção no Festival do Rio, e o prêmio Guarani de atriz revelação.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *