O 74º Festival de Cannes divulgou o cartaz oficial da edição 2021, que ocorre entre os dias 6 e 17 de julho. Os organizadores decidiram homenagear o presidente do júri, Spike Lee. Ele estampa a arte oficial em referência a Mars Blackmon, protagonista de Ela Quer Tudo (1986), primeiro filme de Lee cuja estreia ocorreu no evento francês.
Desde então, o cineasta teve quatro outros filmes exibidos em Cannes, incluindo Faça a Coisa Certa (1989) e Infiltrado na Klan (2018) – este último, vencedor do Prêmio do Júri. Destacamento Blood (2020) deveria ter estreado na 73ª edição, se a pandemia não tivesse prejudicado a realização do festival. Escolhido para ser o presidente no ano passado, Lee finalmente exercerá a função em 2021.
LEIA MAIS
Festival de Cannes 2021 :: Mais três filmes brasileiros são selecionados
Festival de Cannes 2021 :: O brasileiro Medusa integra a Quinzena dos Realizadores
Festival de Cannes 2021 :: Anunciada a seleção, incluindo filme de Karim Aïnouz
A arte mostra Mars Blackmon admirando as famosas palmeiras da Croisette, propondo um encontro entre os Estados Unidos e a França, e também entre o jovem Spike Lee e sua fase madura. Para o Brasil, as esperanças em Cannes recaem sobre Medusa (2021), filme de terror de Anita Rocha da Silveira, selecionado na Quinzena dos Realizadores; O Marinheiro das Montanhas (2021), documentário autobiográfico de Karim Aïnouz, exibido em Sessão Especial, e os curtas-metragens Sideral (2012), de Carlos Segundo, Céu de Agosto (2021), de Jasmin Tenucci, e Cantareira (2021), de Rodrigo Ribeyro.
Após um ano prejudicado pela pandemia de Covid-19, o evento retorna à celebração presencial graças à vacinação acelerada na França. As diretrizes locais permitirão a retomada de sessões com sala cheia, fazendo de Cannes o primeiro festival desde o início da pandemia a restaurar as atividades em ritmo regular, sem medidas de distanciamento social.