Em 2020, o Festival de Cannes se recusou a organizar sua cerimônia de modo online diante da pandemia de Covid-19, preferindo cancelar a edição tradicional, sediada no fim de maio. Como solução, o diretor artístico Thierry Frémaux atribuiu o “selo Cannes” aos filmes pré-selecionados, exibindo-os dentro de sessões paralelas em festivais parceiros.
Neste ano, os organizadores prometem voltar ao formato presencial, ainda que tenham adiado a data do evento. A 74ª edição ocorrerá entre 6 e 17 de julho, de volta à famosa Croisette no sul da França. Spike Lee, eleito presidente do júri no ano passado, aceitou retornar à função que não pôde exercer durante o período de isolamento social.
LEIA MAIS
Festival de Cannes 2021 :: Evento é oficialmente adiado para julho
Spike Lee volta atrás e diz que estava errado ao defender Woody Allen
Podcast 2021 #33 :: Festival de Berlim 2021
“Prejudicado no ano passado devido à crise sanitária, o Festival de Cannes inaugura esta nova década com um magnífico presidente do júri, um dos maiores diretores de sua geração, além de roteirista, ator, editor e produtor. Por 30 anos, o incansável Spike Lee se porta como astuto cronista dos questionamentos de sua época, com uma abordagem contemporânea que nunca foge à leveza e à diversão”, justificam os organizadores em comunicado à imprensa.
Cannes pretende anunciar os filmes selecionados para esta edição, assim como a composição completa do júri, no começo de junho. Especula-se que o Marché du Film, mercado onde são negociados mundialmente os direitos de exibição das obras, possa ocorrer antes, em formato online, a exemplo do European Film Market do Festival de Berlim.