20230426 solos papo de cinema

Nesta terça-feira, 25, foi anunciado que o curta-metragem brasileiro Solos (2023), dirigido por Pedro Vargas, se tornou o único filme latino-americano selecionado à mostra La Cinef do Festival de Cannes 2023. Anteriormente chamada de Cinéfondation, a prestigiada seção é voltada a filmes produzidos em âmbitos universitários. De acordo com a organização do evento francês, foram submetidos mais de 2000 exemplares por universidades e escolas de cinema do mundo todo. Ao todo, 13 países de quatro continentes estão representados, sendo um dos destaques a primeira participação de Marrocos. Os três Prêmios La Cinef serão entregues pelo júri presidido por Ildikó Enyedi durante uma cerimônia anterior à exibição dos filmes premiados, na quinta-feira, 25 de maio, na sala Buñuel. Filme de conclusão de curso de alguns alunos da FAAP, Solos “conta a história de Leonardo, um jovem pedreiro que passa a escutar um estranho som vindo do chão na obra em que está trabalhando. O filme passa por temas como a expansão desenfreada do mercado imobiliário e a ligação desse fato com o apagamento das nossas memórias ancestrais e originárias”. Vale lembrar que o Festival de Cannes acontece entre os dias 16 e 27 de maio.

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SELECIONADOS PARA A MOSTRA LA CINEF

SOLOS, de Pedro Vargas (Brasil)
DAROONE POUST, de Shafagh Abosaba, Maryam Mahdiye (Irã)
KILLING BORIS JOHNSON, de Musa Alderson-Clarke (Reino Unido)
NEHEMICH, de Yudhajit Basu (Índia)
IMOGENE, de Katie Blair (EUA)
AL TORAA’, de Jad Chahine (Egito)
A BRIGHT SUNNY DAY, de Yupeng He (EUA)
HOLE, de Hwang Hyein (Coreia do Sul)

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Solos

LA VOIX DES AUTRES, de Fatima Kaci (França)
ELECTRA, de  Daria Kashcheeva (República Tcheca)
TRENC D’ALBA, de Anna Llargués (Espanha)
NORWEGIAN OFFSPRING, de Marlene Emilie Lyngstad (Dinamarca)
OSMÝ DEN, de Petr Pylypčuk (República Tcheca)
THE LEE FAMILIES, de Seo Jeong-mi (Coreia do Sul)
AYYUR, de Zineb Wakrim (Marrocos)
UHRMENSCHEN, de Yu Hao (Alemanha)

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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

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