Festival de Cannes 2023 :: Filme malaio vence a Semana da Crítica

Publicado por
Marcelo Müller

O longa-metragem da Malásia Tiger Stripes (2023) ganhou o prêmio principal da Semana da Crítica, uma das mostras paralelas mais importantes do Festival de Cannes. Longa-metragem de estreia da diretora malaia Amanda Nell Eu, ele é estrelado pela atriz estreante Zafreen Zairizal como Zaffan, adolescente rebelde e despreocupada de 12 anos que se encontra na posição incômoda de ser a primeira menina na sua classe escolar a menstruar. Envergonhada e confusa, Zaffan descobre que seu corpo está mudando de outras maneiras, mais horríveis, e ela se depara com a decisão de se submeter à vergonha da sociedade ou abraçar o seu verdadeiro eu monstruoso. Tiger Stripes também concorre ao prêmio Camera d’Or em Cannes, destinado a celebrar filmes de estreantes na direção.

LEIA MAIS
Festival de Cannes 2023 :: Filme do brasileiro Karim Aïnouz é ovacionado na Croisette
Festival de Cannes 2023 :: Harrison Ford fala do adeus a Indiana Jones
Festival de Cannes 2023 :: Johnny Depp fala do boicote de Hollywood no tapete vermelho da Croisette

O júri oficial da Semana da crítica em Cannes foi presidido neste ano pela cineasta Audrey Diwan, mais conhecida por O Acontecimento (2021). O French Touch Prize of the Jury foi concedido neste ano a It’s Raining in the House, de Paloma Sermon-Daï, drama belga sobre dois adolescentes abandonados numa casa decadente durante o verão. Jovan Ginić recebeu o prêmio de estrela em ascensão por sua atuação em Lost Country (2023), de Vladimir Perišić,  e Iris Kaltenbäck levou o prêmio SACD da associação de roteiristas franceses pelo roteiro de The Rapture (2023).

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.