20200320 cannes papo cinema

Enfim, aconteceu. Pela primeira vez na história o Festival de Cannes foi adiado, devido ao agravamento da pandemia de coronavírus na França. A única vez em que o evento foi cancelado ocorreu em 1968, em meio aos protestos de estudantes no país, quando o festival já estava em andamento.

Inicialmente previsto para ocorrer entre 12 e 23 de maio, o Festival de Cannes ainda não tem nova data. Estima-se que possa acontecer ao término de junho e início de julho, aproveitando a brecha deixada pelo adiamento do Festival de Publicidade de Cannes, que passou de 22 a 26 de junho para outubro. Ainda assim, tudo dependerá da evolução da pandemia nos próximos meses.

A coletiva de imprensa em que seria divulgada a seleção oficial de filmes, prevista para 16 de abril, também foi cancelada. O adiamento do festival segue o ocorrido com outros eventos de cinema ao redor do planeta, como South by Southwest, Festival de Tribeca, CPH:DOX, Monstra – Festival de Animação de Lisboa e É Tudo Verdade.

Até o término desta matéria, a França é o terceiro país na Europa com mais casos de COVID-19: 10.995 infectados e 372 mortes, atrás apenas de Itália e Espanha.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista e crítico de cinema. Fundador e editor-chefe do AdoroCinema por 19 anos, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), autor de textos nos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros", "Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais", "Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais" e "Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais". Situado em Lisboa, é editor em Portugal do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *